Início » Morreu músico brasileiro Emílio Santiago

Morreu músico brasileiro Emílio Santiago

Por admin

Morreu na última semana, o cantor brasileiro Emílio Santiago. Ele estava internado num Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, após ter sofrido um acidente vascular cerebral isquêmico (quando não há hemorragia). Santiago tinha 66 anos.

Emílio Santiago começou a cantar em festivais universitários na década setenta. Participou em vários programas televisivos para além de fazer apresentações em boates e casas de espectáculos nocturnas.

Em 1973 lançou o primeiro compacto pela Polydor, com as canções Transa de amor e Saravá Nega, que ocasionou maiores participações em rádios e programas televisivos.

O primeiro LP foi lançado pela CID em 1975, com canções esquecidas de compositores consagrados como Ivan Lins, João Donato, Jorge Benjor, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Marcos e Paulo Sérgio Valle, entre outros.

Transferiu-se no ano seguinte para a Philips/Polygram, permanecendo até 1984, pelo qual lançou dez álbuns – todos com pouca repercussão. Foi escolhido como melhor intérprete no Festival dos festivais, da Rede Globo em 1985, com a canção Elis Elis.

O sucesso veio em 1988, quando lançou o LP Aquarela Brasileira pela Som livre, um projecto especial de sete volumes, dedicado exclusivamente ao repertório de música brasileira; o projecto ultrapassou a marca de quatro milhões de cópias vendidas. Nesta época, lançou também outros projectos especiais, como um tributo ao cantor Dick Farney (Perdido de amor, 1995) ou regravando clássicos do bolero hispânico (Dias de luna, 1996).

Assinou contrato com a Sony Music em 2000. O disco que marca a estreia na nova gravadora é Bossa Nova, que trouxe muitos clássicos do gênero e também rendeu um DVD. Prosseguiu com Um sorriso nos lábios (2001), um tributo a Gonzaguinha e outro ao compositor acreano João Donato em 2003.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana