Início » Moreira Chonguiçatoca na França

Moreira Chonguiçatoca na França

Por Idnórcio Muchanga

O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça participa na França na inauguração da exposição do artista camaronês Barthélémy Toguo, intitulada EXPRESSION(S) DECOLONIALE(S) para interpretar a sua instalação através da música.

A exposição está sendo realizada no Musée d’histoire de Nantes no Chateau des Ducs de Bretagne em Nantes, França, sendo que está aberta ao público desde ontem, 13 de Maio, até ao dia 12 de Novembro de 2023.

A mostra do artista camaronês é uma narrativa que questiona a imposição do colonialismo. A ideia é que provoque reflexões à volta da questão colonial e ajudar a repensar a humanidade.

A curadoria da exposição integra elementos das obras de Barthélémy Toguo e seus artistas convidados, nomeadamente Monica Toiliye, Jean-François Boclé, Rosana Paulino e Kara Walker.

Moreira interpretará a instalação de Barthélémy Toguo intitulada “Vaincre Le Virus” VI, XIII, XVII (Superando o vírus Ebola) durante os dias de abertura.

Sobre a sua participação, Moreira Chonguiça disse que “é um privilégio sem igual poder fazer parte desta exposição com enorme simbologia. No passado recente trabalhei com o ícone da música camaronesa, Manu Dibango, e quis o destino que uma vez mais trabalhasse, colaborasse com um artista camaronês, desta vez nas artes plásticas. A importância desta colaboração não se resume apenas nos sopros, é o ideal que desejamos e devemos cultivar entre nós, artistas africano”.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana