Artes & Letras

Moçambique e Portugal reflectem sobre música e etnomusicologia

Música e Etnomusicologia nas relações culturais entre Moçambique e Portugal foi o lema para a reflexão realizada na última sexta-feira, em Maputo.

Organizado pelo Centro Cultural Português em Maputo em cooperação com a Universidade de Aveiro e a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, a sessão pretendia reflectir as relações culturais entre Moçambique e Portugal no contexto da música e etnomusicologia.

Abordagens contemporâneas em Etnomusicologia, pela Prof.ª Doutora Susana Sardo (Universidade de Aveiro), Metodologias colaborativas em Etnomusicologia, pela Mestre Ana Flávia Miguel (Universidade de Aveiro) e Análise dos discursos sobre a música de Moçambique,pelo Mestre Eduardo Lichuge (Escola de Comunicação e Artes da UEM/Universidade de Aveiro), foram os temas que corporizaram a sessão.

Os organizadores afirmam-se motivados na organização da sessão de reflexão por causa daanálise das relações culturais entre Portugal e Moçambique que tem estado estado centrada, sobretudo, no quadro da língua e da literatura. “A música, apesar das evidentes conexões históricas, tem estado remetida para um plano de invisibilidade que pode, todavia, ser transformado, enriquecendo assim o diálogo cultural entre os dois países. Moçambique guarda, nos seus arquivos, um conjunto de fontes históricas que podem constituir materiais de elevado potencial para o entendimento do modo como os dois países se reconheceram e identificaram no passado. Mas também no modo como podem cooperar no presente. Aqui se incluem fontes escritas e também audiovisuais guardadas nos arquivos das rádios, nas colecções privadas, e em outras instituições públicas quer em Portugal querem Moçambique, quer mesmo em outros países como Alemanha, África do Sul, Áustria, entre outros”, explicam os investigadores.

Defendem ainda que o trabalho que pode vir a ser desenvolvido sobre estas fontes, a partir da investigação em Etnomusicologia, permitirá trazer à luz um património sónico, estético e conceptual que pode ser central para o entendimento da história e também para a projecção de um futuro onde a criatividade e a mudança social, alojadas na pesquisa e na acção sobre música, podem convergir.

Esta mesa redonda procura trazer para o debate o lugar da música no entendimento das relações culturais entre Moçambique e Portugal através do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por portugueses e por moçambicanos no quadro da Etnomusicologia. Procura igualmente inscrever o papel da academia, da escola, das instituições, dos agentes diplomáticos e, sobretudo, dos músicos na construção de um saber comum sobre a música”, fundamentam os investigadores.

Os investigadores Susana Sardo, Ana Flávia Miguel e Eduardo Lichuge são membros do pólo da Universidade de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo