Nãoprecisa de ser nobre ou pobre para se apaixonar pela música clássica. Basta ouvi-la sem preconceitos e sem pressa, que ela embala.
Foi criada por volta do século IX, com base nas tradições da música sacra cristã ocidental.
O seu crescimento tornou-se acentuado, principalmente, durante a Idade Média, entre os séculos XVI e XVIII. A música clássica começa a destacar-se em Moçambique. Os seus fazedores vislumbram um futuro risonho.
Entre nós, há cada vez mais concertos de música clássica. Existem escolas que se dedicam à formação de artistas deste género, além de mais aceitação por parte do público.
Na cidade de Maputo, por exemplo, existe a Musiarte, o Xiquitsi e a Escola de Comunicação e Artes (ECA). Formam fazedores de música clássica. Têm inclusive, nalgumas vezes, brindado o público com concertos.
Texto de Maria de lurdes Cossa