Início » Mingas, Wazimbo e Moreira encantam Brasil com Marrabenta

Mingas, Wazimbo e Moreira encantam Brasil com Marrabenta

Por admin

Três artistas moçambicanos, Mingas, Wazimbo e Moreira Chonguiça estão a participar num festival cultural no Rio de Janeiro, Brasil.

Denominado Back2Black, o festival vai na sexta edição. Este ano dedica especialmente um espaço para Marrabenta, ritmo moçambicano. Aliás, a nível do cinema moçambicano que também está a ser divulgado no Brasil, será exibido o documentário Marrabenta, realizado por Victor Lopese que comporta depoimentos de músicos como Dilon Djindji, Xidiminguana, Wazimbo, Mingas, Moreira Chonguiça e Chico Antonio.

A propósito da participação no festival, Moreira Chonguiça disse: "Como um artista de jazz, é emocionante para mim participar neste festival hasteando a bandeira moçambicana. E faço-o com dois artistas moçambicanos que são ícones e figuras incontornáveis no contexto da música moçambicana e em especial, a Marrabenta. Mingas e Wazimbo soa artistas conceituados e profissionais. E através deste festival iremos uma vez mais mostrar ao mundo quão alegre é Moçambique e exibiremos na máxima força a nossa Marrabenta  e cultura moçambicana”.

A 6ª edição do Back2Black celebra igualmente  o 450º aniversário da cidade anfitriã, Rio de Janeiro, e serve para promover as influências musicais entre África e Brasil. Frisar que este ano está incluso Jamaica que exibe as suas potencialidades musicais.

Para além de concertos musicais estão agendados workshops para troca de experiências. O programa inclui ainda actuações de Angelique Kidjo, Damiem Marley, e Planet Hemp.

Além das performances, uma conferência sobre cultura e música negra está agendada, tendo como coordenador o escritor angolano José Eduardo Agualusa.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana