Artes & LetrasDestaque

Mel Matsinhe no festival das artes em Mali

A pianista moçambicana Mel Matsinhe participa do Ségou’ ArtFestival e doYouth Entrepreneurship Fórum no Mali, entre 1 e 6 de Fevereiro.

Representando Moçambique, Mel Matsinhe é a única artista de expressão portuguesa selecionada para participar da18ª edição de Ségou‘ Art – Festival sur le Niger, onde se irá juntar à banda Kôré Yeelen, do Centro Culturaldo Kôré

Ségou’ Art– Festival sur le Nigeré é um festival anual de música e arte que contempla concertos, Feira de Arte Contemporânea, Teatro, Dança, Workshops, Conferências e Palestras.  O mesmo é dedicado à promoção e valorização das expressões artísticas e culturais em geral, bem como à promoção da paz e da estabilidade na região do Sahel, através da conceituada Caravana Cultural pela Paz. 

 Questionada sobre a sua participação do evento, Mel Matsinhe disse que se sente lisonjeada e afirma: “Este é um dos maiores e mais estáveis festivais de cultura e arte em África; o convite representa para mim uma oportunidade para estabelecer uma ligação ao nível criativo com diferentes artistas”.

No Mali, a cidade de Segou é considerada capital da cultura, uma vez que a mesma acolhe eventos de natureza multidisciplinar em diferentes plataformas e manifestações artísticas. 

Para além das actuações, Mel Matsinhe participará de duas mesas redondas do Maaya Africa- Youth EntrepreneurshipFórum – na primeira irá partilhar a sua experiência como empreendedora no sector criativo, nos actuais tempos, e a segunda será dedicada a discussão sobre o impacto das tecnologias no desenvolvimento do sector criativo africano.

O Fórum Maaya Africa é um encontro pan-africanista internacional que agrupa jovens artistas de cinco regiões africanas com o objectivo de criar sinergias e trocar experiências para alavancar a indústria criativa no continente. 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo