Início » Matola acolhe Primeiro Festival de Literatura

Matola acolhe Primeiro Festival de Literatura

Por admin

O Movimento Literário Kuphaluxa em parceria com o Conselho Municipal da Matola realiza, nos dias 23, 24 e 25 de Outubro próximo, a primeira edição do Festival Literário da Matola – LITERATAS.

Produzido pela SóArte Media, LITERATAS 2015 terá como palco o Posto Administrativo da Machava localizado no Município da Matola. O evento contemplará uma grande feira de livro, debates, oficinas, encontros literários, exposições, actividades para infância, recitais de poesia, espectáculos de música, entre outras.

Na presente edição o Festival tem como tema “memória: um museu contemporâneo” visando reflectir, de um modo geral, sobre o papel da literatura nos processos culturais, históricos e sociais.

Pretende-se que o evento seja uma verdadeira festa do livro, onde os festivaleiros terão a oportunidade de convergir com as outras artes, como: pintura, cinema, dança, música e gastronomia, para além de uma área direccionada aos leitores de palmo e meio, as crianças.

O Kuphaluxa e a SóArte Media pretendem transformar a cidade da Matola, durante os três dias, na catedral das artes por intermédio do livro e da música. Num projecto que se espera que seja uma tradição no circuito cultural em Moçambique, envolvendo escritores, académicos, jornalistas, estudantes, gestores culturais, leitores e o público em geral.

Espera-se, igualmente, uma audiência estimada em três mil espectadores ao longo de um evento a ser animado por cerca de cinquenta artistas das mais vastas expressões, desde escritores, poetas, artistas plásticos, animadores de leituras e a músicos.

Ao mesmo tempo pouco mais de uma dezena de editoras e livrarias vão expor e vender livros a preços promocionais. Aliás, a venda do livro a preço descontado é uma das principais características do Festival LITERATAS, pois, sentimos que é importante criar motivação para que os leitores comprem mais os livros e consequentemente, leiam, afirmam os organizadores.

Refira-se que o evento conta com o patrocínio dos Aeroportos de Moçambique e da Empresa Cervejas de Moçambique (2M).

ORGANIZADORES

A Associação Movimento Literário Kuphaluxa é uma agremiação artística e literária com sede em Maputo, Moçambique, criada há mais de cinco anos com objectivo de contribuir no desenvolvimento do País através das Artes, da Literatura e principalmente do Livro.

A SóArte Media é uma agência de produção de eventos artísticos, comunicação e assessoria de imprensa, baseada na cidade de Maputo, criada em 2014 por profissionais de media e gestores culturais.

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana