A bailarina, coreógrafa e escritora moçambicana, Maria Helena Pinto, uma das figuras centrais da dança contemporânea do país, vai lançar no dia 1 de Dezembro de 2025, às 18 horas de Moçambique, através de uma live na sua página de Facebook, as suas duas novas obras literárias intituladas: “Rugidos do Silêncio” (prosa poética) e “Nudez e Dança” (ensaio).
Com uma carreira marcada pela investigação, criação e docência, e um percurso académico que inclui um doutoramento em Estética, Ciências e Tecnologias das Artes pela Universidade Paris 8, Maria Helena Pinto tem vindo a construir, nos últimos anos, uma presença sólida no campo literário.
Em “Rugidos do Silêncio”, a escritora apresenta uma obra de prosa poética composta por oito núcleos temáticos – Origens, Meu Eu, Mulher, Dialogando, BMWs, Amores, Paixões, Sonhos, Perversidades, o Outro, Nós, Naufrágios, A Cegueira do Poder e O Poder do Divino em Nós.
Aborda ainda sobre a desvalorização e a violência contra as mulheres, bem como os sonhos de liberdade enquanto indivíduos e enquanto país, particularmente no contexto moçambicano.
Já “Nudez e Dança” é um ensaio literário-académico que cruza corpos, povos, culturas, política(s) e olhares sobre o gesto e a exposição.
A obra nasce de um percurso de investigação iniciado em 2004, com o projecto fotográfico “Mulher-mãe”, onde a autora explorou a nudez artística a partir da dança, com fotos da autoria de Mauro Pinto.

