Início » Maputo acolhe Semana da Cultura Italiana

Maputo acolhe Semana da Cultura Italiana

Por admin

Celebra-se a partir de amanhã, segunda-feira, até ao próximo dia 20 do mês em curso, em Maputo, a Semana da Cultura Italiana. Para assinalar a data estão previstos dois eventos principais: um concerto musical intitulado “Obssession – O êxtase da Dança”e a exibição de seis filmes daquele país.

Assim, o Teatro Avenida vai acolher amanhã o concerto de piano com tema “Obssession – O êxtase da Dança”, do grupo Duokeira constituído por duas pianistas italianas, Michela Chiara Borghese e Sabrina de Carlo.  

O segundo evento que irá caracterizar a Semana da Cultura Italiana é o Festival de Cinema Italiano, a decorrer entre os dias 16 e 20, cujo título é “Oito e Meio – Festa do Cinema Italiano”.

Serão apresentados seis filmes, dos quais cinco para adultos e um para os petizes. “Os filmes são da melhor cinematografia italiana contemporânea. Assim sendo, esperamos que o público de Maputo acolha com muito agrado, referiu Roberto Vellano, Embaixador da Itália, em Moçambique.

“Capital Humano”é o filme que vai marcar a sessão de abertura e será exibido no Teatro Avenida, na próxima terça-feira. Trata-se duma produção de Paolo Virzi, baseado no livro Human Capital, que retrata o outro lado da Itália contemporânea.

 “Iremos também levar “Topo Gigio”, no dia 19, para INAC, como forma das crianças moçambicanas conhecerem o ratinho mais famoso da televisão italiana, e para os mais velhos recordarem-no, acresceu Roberto Vellano.

A festa do Cinema Italiano conta com a colaboração duma associação itálo-portuguesa, com sede em Lisboa, que tem como missão a promoção do cinema italiano nos países falantes de língua portuguesa.

Segundo Vellano uma outra actividade está prevista para essa semana Cultural. Trata-se dum intercâmbio cultural, a acontecer na terça-feira, na Associação dos Músicos Moçambicanos (AMMO), onde as duas pianistas italianas vão participar dum workshop musical em colaboração com os Amigos da Música em Maputo.        

Refira-se que a Semana da Cultura Italiana é para celebrar o sexagésimo nono aniversário da Itália, assinalado no passado dia 2 do mês em curso.

Naquela ocasião foi apresentada uma exposição, na residência da Itália, intitulada em outras palavras. Foi um conjunto de comentários sobre nosso país escritos por personalidades que já lá estiveram. Vamos até publicar em formato de livro no corrente ano, com título da exposição, afiançou o Embaixador da Itália.

Roberto Vellano referiu ainda  que como forma de dinamizar as relações entre os dois países, Moçambique poderá participar, no presente ano, da Expo de Milão a decorrer sobre o lema alimentar o planeta, energia para vida, Moçambique estará num pavilhão dedicado a tubérculos e cereais e a sua participação será numa forma de promove-lo na Itália e no Mundo. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana