Início » Majescoral lança disco Vumani va le kaya

Majescoral lança disco Vumani va le kaya

Por admin

O Majescoral vai lançar no dia 23 de Agosto, pelas 19h30, no Teatro Avenida, o seu primeiro disco intitulado  Vumani Va Le Kaya. A apresentação será feita à comunicação social no dia 12 de Agosto, 

na Escola de Comunicação e Artes-ECA, pelas 18 horas.

O disco resulta da investigação e composição dos dois Maestros, co-fundadores do grupo, Faustino Chirute e Ricardo Cândido, também conhecido por Cadinho, já falecidos.

Vumani Va Le Kayaé o primeiro álbum do Majescoral que afirma ser a forma encontrada para convidar  a todos os moçambicanos e estrangeiros para entoarem as canções e ritmos da nossa terra.

 Com 14 temas, todos eles de música tradicional moçambicana, o disco tem a participação dos percussionistas Lindo Cuna e Simão Nhancule. As músicas que compõem o disco são cantadas em línguas nacionais e exploram ritmos diversificados de Norte a Sul de Moçambique.

“Encontramos ainda, assuntos de intervenção social, apelo a paz, gritamos por socorro pelo facto de sermos um país com catástrofes naturais e cíclicas (cheias). Enaltecemos  a libertação de Moçambique, ressaltamos o amor aos usos e costumes da nossa moçambicanidade, choramos as perdas dos nossos heróis e, ao mesmo tempo, exortamos aos moçambicanos para que despertem para usufruir das riquezas que a sua terra possui”, explica Flávio, do  Majescoral.

Flávio afirma ainda que Vumani Va Le Kaya reflecte as vicissitudes pelas quais o país tem passado. “É uma venia à música tradicional de Moçambique. Foi  preparado e ensaiado pelo Augusto Gama, auto-didacta de talento nato, cuja experiência passa por aqueles dois Maestros, Faustino e Cândido. Foi corista até o desaparecimento físico do Ricardo Cândido, nosso último génio da música coral moçambicana.”

Para a concretização do projecto do lançamento do disco, Majescoral conta com o apoio da Associação Mozal, de fundos dos elementos do grupo.

Majescoral é uma associação para pesquisa e divulgação da música e ritmos moçambicanos.Desde a sua criação, em 1994, o grupo interpreta ritmos diversificados passando pela música clássica, jazz, tradicional assim como contemporânea.

Dentre vários trabalhos realizados ressaltam a gravação do Hino Nacional de Moçambique, Pátria Amada;Festival Internacional de Música (Joseph Walsh-Orquestra da Virginia-EUA);álbum Portrait, Jimmy Dludlu; Gravação do álbum Nkuvu, Stewart Sukuma; e mais recentemente, gravação de Massone de Carlitos Gove.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana