Artes & Letras

Mahlazine vence Prémio Eloquência 2015

Ivone Amélia Donaldo Manave, estudante da 11ª classe da Escola Secundária de Malhazine, ganhou  o Prémio Eloquência Camões 2015, através do trabalho “Igualdade de Género”.

Em 2º e 3º lugar ficaram Ercília Mondlane e Marlina Guenha, das Escolas Secundárias de Laulane e Polana, respectivamente. A cerimónia teve lugar no Centro Cultural Português, em Maputo.

O objectivo do concurso é premiar anualmente  as três melhores apresentações de textos produzidos por estudantes do Ensino Secundário Geral (ESG).

Já  na 13.ª edição,  o Prémio Eloquência  teve  participação de nove escolas públicas de Maputo. Numa primeira fase, em Maio passado, foi realizada uma Oficina sobre Texto Argumentativo, dirigida a professores de Português das escolas participantes. Seguiu-se o trabalho na escola, já com os alunos, que resultou na apresentação de textos redigidos pelos alunos (máximo de 5 por escola).

Foram submetidos ao  concurso 32 textos pelas escolas, tendo sido seleccionados 17 trabalhos para a fase final, oriundos de sete escolas concorrentes: Escola Secundária Bonifácio Gruveta Massamba, Escola Secundária Josina Machel, Escola Secundária de Laulane, Escola Secundária de Lhanguene, Escola Secundária de Malhazine, Escola Secundária da Polana e Escola Secundária Quisse Mavota.

Na fase final do Prémio, entre 24 e 27 de Agosto, realizou-se uma Oficina de Oralidade orientada pela actriz e formadora Ana Magaia que tem como objectivo aperfeiçoar a expressão oral dos candidatos.

O principal objectivo do Prémio Eloquência Camões é motivar os estudantes para a importância da expressão oral em língua portuguesa e contribuir para a consciencialização da sua aplicação no mercado de trabalho, em áreas tão variadas como a comunicação social, a docência, a publicidade e o teatro. Os alunos a concurso apresentam publicamente um texto de sua autoria sobre um assunto previamente escolhido.

O júri da Grande Final  foi constituído por Ana Magaia, Carla Maciel, Directora do Centro de Línguas da Universidade Pedagógica e José António Marques, formador do Camões IP na UP.

Os alunos vencedores recebem uma oferta bibliográfica, convite para assistir à peça teatral “As Mãos dos Pretos” e um pequeno montante para aquisição de material escolar. Por seu turno, as escolas finalistas e os professores de Português envolvidos recebem bibliografia nas áreas da didática da língua e da Literatura com vista a contribuir para o apetrechamento das bibliotecas das escolas públicas concorrentes ao Prémio Eloquência Camões. 

 

 

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo