Início » LITERATURA: “Liberta-te Mãe África” arranca elogios em Brasil

LITERATURA: “Liberta-te Mãe África” arranca elogios em Brasil

Por admin

O jovem escritor/poeta moçambicano, Ernesto Moamba, lançou recentemente, em Brasília, Brasil, uma obra de poemas intitulado “Liberta-te Mãe África”. Constituído por 114 páginas,o livro retrata a dor, desespero e o sofrer da mãe África esquecida. A poesia de Ernesto é um cântico de lamento, uma ODE à África que cintila em todas as almas que têm a sensibilidade e empatia com a dor do homem.

Ernesto Moamba expressa ainda em seu canto de lamento, algo muito visceral, sua voz é a voz da verdade, da sua própria alma, que se debate nas paredes de uma prisão cultural, em um país que ainda não se libertou das algemas da escravidão social que priva os africanos da dignidade mínima que merece a alma humana.

Evan do Carmo, escritor e poeta brasileiro, classifica Moamba como sendo um poeta maduro, filho da pura essência do sofrimento humano e que “não encontrei em suas lágrimas poéticas, nem nos seus raros sorrisos de encantamento existencial.  Em  suas frases ou versos alguma influência directa de Camões ou de Fernando Pessoa, grandes mestres da poética portuguesa. Todavia, Ernesto é puro, simples e verdadeiro, e consegue atingir seu objectivo, o de nos convencer que é um estupendo poeta na flor da sua idade biológica.”

Ernesto António Moamba, nasceu a 4 de Agosto de 1994. É formado em Contabilidade  Geral Básica e Financeira, Gestão de Materiais e Educação Financeira.

Poeta e escritor iniciou com apresentação dos seus trabalhos literários (poesias, contos, crónicas) nas escolas e mais tarde resolveu divulgá-los em jornais, revistas e redes sociais.

Já participou de duas Antologias (nacional e internacional), nomeadamente O mundo dos sonhadores e Corpo Negro, na qual teve participação de quatro países lusófonos (Moçambique, Angola, Portugal, e Brasil).

Em 2014-2016, recebeu Menção Honrosa nos prémios Quatro estações e XIV Concurso Fritz Teixeira de Salles de poesia,  através dos poemas “Mãe África “ e “Liberta-te África”, respectivamente. Pela primeira vez o autor participa na revista literária intitulada “Kamba” editada em Angola com participação de quatro países lusófonas.
É membro do grupo Intercâmbio dos Escritores da Língua Portuguesa e presidente do grupo Lusofonidades: “Divulgando literatas lusófonas”.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana