Foi lançada ontem, em Maputo, a revista de investigação e ciência “Alba” pertencente ao Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência (ISFIC).
Na ocasião, Rodrigues Fazenda, director-geral do ISFIC e membro da linha editorial, disse que é na “Alba” onde todo investigador e/ou académico poderá submeter os seus trabalhos científicos desenvolvidos em várias áreas de estudo, como direito, economia, finança, entre outras.
Por seu turno, Lúcia da Silva, directora Nacional Adjunta da Ciência e Inovação, em representação da ministra da Educação e Cultura, Samaria dos Anjos Tovela, disse que o lançamento de uma revista científica constitui um gesto de grande responsabilidade institucional, num contexto em que Moçambique procura fortalecer o seu Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Destacou que a iniciativa surge como uma importante contribuição para o aumento da visibilidade da investigação realizada no país, a promoção da cultura científica e o estímulo à reflexão crítica e à inovação.
“A investigação científica tem um papel central no desenvolvimento socioeconómico de qualquer nação. Ela orienta decisões, fundamenta políticas públicas e oferece soluções concretas para os desafios que enfrentamos em vários domínios”.
Espera igualmente que a revista seja integrada no Repositório Científico Nacional de Moçambique (RECIMO), com vista a reforçar a credibilidade não só editorial, mas também a conformidade com as políticas nacionais de ciência e o acesso aberto.
Acrescentou que “o Ministério da Educação e Cultura reafirma a sua disponibilidade para continuar a trabalhar com todas as instituições de ensino superior e de investigação no fortalecimento da ciência e da inovação em Moçambique”.
Referir que “Alba” é de publicação semestral, que se centra em áreas de Ciências Sociais, Negócios, Direito e outras que tenham conteúdos de interesse relevante. Para além do físico, também opera em formato online, no qual conta com vários artigos científicos publicados.

