Início » Jimmy Dludlu supera expectativas

Jimmy Dludlu supera expectativas

Por admin

Última sexta-feira ficará na memória dos amantes do jazz que se dirigiram ao Centro Cultural Universitário para assistir o concerto cujas figuras de cartaz  eram Jimmy Dludlu e a Isabel Novella.

O concerto, foi o primeiro do Melhor do Moz Jazz da edição 2014/15 do Verão Amarelo, patrocinado pela empresa moçambicana de telefonia móvel Mcel.

Com a sala cheia, o espectáculo produzido pela Vali Produções registou alguns problemas de som que oscilou tanto na actuação da Isabel assim como do Jimmy.

A primeira parte da noite foi feita pela inconfundível jovem, Isabel Novella. Uma das mais proeminentes vozes do jazz em Moçambique, Isabel, estreou-se recentemente com seu álbum intitulado Isabel Novella. Segura de si, cantou e encantou, fazendo magias com a voz numa interacção com o público, por vezes menos sucedida por causa do som.

Izidine Faquirá, apresentador do espectáculo, veio ao palco e anunciou um intervalo para o alinhamento técnico que permitiria a entrada do Jimmy Dludlu.

O guitarrista Jimmy Dludlu fez-se ao palco, vestido de um fato azul slim feat, boné castanho, empunhando a sua guitarra. Saudou a plateia e começou a tocar. Durante aproximadamente duas horas que ele actuou, passou mais tempo na plateia do que no palco. Uma das atitudes do Jimmy foi ignorar os problemas de som e fazer a festa dizendo “ irmãos, vamos brincar”. E realmente brincou-se.

Com Lucas Khumalo (viola baixo), Camilo Lombard (piano), John Hassan (percursão), Siya Charles (trombone), Lwanda  Gogwana (trompet),  Sisonke Xonti (saxofone), Jimmy Dludlu, apresentou-se mais caloroso,  descontraído. Tocou a guitarra transmitindo calor à plateia. Momentos foram vários em que o guitarrista foi aplaudido em pé. Os mais marcantes momentos registaram-se quando ele fez passeatas pelos corredores, interagindo e tocando muito próximo do público. Explorou seu vasto repertório Eaches from the past, Afrocentric, Portrait, entre outros, fazendo uma miscelânea de músicas de Michael jackson, Pedro Bem e muito mais.

Na parte final, Jimmy colocou a guitarra nas costas e tocou várias músicas do cancioneiro popular como Amatuwe tuweee tuweee amatuwe tuwela mwananga tuwe, para o gáudio da plateia.

No final do concerto, Jonas Alberto, chefe do Grupo de Eventos, Patrocínios e Promoções da mcel, explicou que "esta edição do Verão Amarelo tem a particularidade de apostar na música moçambicana e nos seus fazedores. Foi nessa vertente que, por notarmos que havia um défice de concertos deste género musical, o Jazz, juntámos estes dois músicos, de gerações diferentes, no mesmo palco. E foi uma boa aposta, o público aderiu e isso engrandece a nossa música". 
Vali Sauji, da organização, afirma que o concerto Melhor do Moz Jazz superou todas as expectativas, quer em termos de adesão do público quer em termos de qualidade. “Os artistas mereceram os aplausos do público. Tiveram excelentes actuações e as pessoas que aderiram ao concerto sentiram-se compensadas".

Frederico Jamisse

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana