Início » Homenagear Josina Machel ganhando livros

Homenagear Josina Machel ganhando livros

Por admin

Yara Menete, Yara Menete (da Escolla Secundária Francisco Manyanga), e Neusa Bambo, da Escola Comunitária Armando Emílio Guebuza, foram as vencedoras do concurso Passeios pela História, promovido no âmbito da passagem do dia 7 de Abril, Dia da Mulher moçambicana.

A iniciativa resulta  do projecto  “Mulher: Memória e História”, que juntou várias alunas em concurso de redacção sob lema: Passeios pela História”.

Segundo Matilde Muocha, da organização, o objectivo da iniciativa é de criar e incentivar o gosto pela história moçambicana. “Pretendemos ajudar na construção da identidade patriótica activa entre adolescentes e jovens, bem como divulgar a data histórica, sete de Abril. Pretendemos ainda com a iniciativa, dar oportunidade as alunas para que possam contar, nas suas palavras, o legado sobre Josina Machel”.

O concurso envolveu cerca de 100 alunas da 10ª classe seleccionadas nas escolas secundárias Josina Machel, Francisco Manyanga e Comunitária Armando Emílio Guebuza, da Cidade de Maputo.

A vencedora, Yara Menete, ganhou um computador portátil. Hulda Abudo ficou em segunda lugar e coube-lhe um telemóvel com acesso a Internet. A terceira classificada, Neusa Bambo, ganhou um telemóvel Duo Sim.

Para incentivar a leitura, as três vencedoras receberam livros sobre a história de Moçambique. Os prémios foram entregues pela Governadora da Cidade de Maputo, Sra. Lucília Hama

 

As 100 alunas seleccionadas para participarem do concurso tiveram ainda a oportunidade de fazer parte das cerimónias de deposição de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, no dia 7 de Abril.

 

O Passeios Pela História, Edição 7 de Abril foi uma iniciativa da SECED – Organização para Saúde, Educação e Cultura para o Desenvolvimento, tendo contado com o patrocínio da MOVITEL, Televisão de Moçambique e Direcção da Juventude e Desportos da Cidade de Maputo.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana