Início » História e cultura moçambicanas em palestras no CCBM

História e cultura moçambicanas em palestras no CCBM

Por admin

O Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM) vai promoverentre os dias 20 e 21 de Novembro, o I Ciclo de palestras sobre História e Cultura intitulado “Moçambique Lá e Cá: Relações Históricas e Culturais entre Brasil e Moçambique”.

O evento é coordenado pela Profª. Doutora Cristina Wissenbach da Universidade de São Paulo e  tem o apoio da Embaixada do Brasil em Maputo, do Centro Cultural Brasil-Moçambique e do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da Universidade de São Paulo (NAP/USP). As vagas para os interessados em frequentar o ciclo de palestras  são limitadas e as inscrições poderão ser feitas gratuitamente até o próximo dia 18 de Novembro, na secretaria do CCBM, entre às 9 e 17 horas.

No  final, cada participante receberá um certificado de participação do CCBM.

Na ocasião em que se celebra no Brasil, no próximo dia 20, o Dia da Consciência Negra, o CCBM promove esta actividade com a intenção de destacar tanto a importância dos africanos centro-orientais no contexto da diáspora e da formação do povo e da cultura brasileiros, como também as interacções e diálogos culturais na vertente moçambicana desde o período colonial até a actualidade. O ciclo de palestras conta com a participação de pesquisadores de diferentes áreas, educadores e mestres da cultura tradicional dos dois países.

No dia 20, às 16 horas, o evento será inaugurado com palestra do Professor Doutor José Luis Cabaço, Reitor da Universidade Técnica de Moçambique (UDM), intitulada  “Diálogos históricos entre Moçambique e Brasil”. Na sequência, às 17 horas, inicia o ciclo de debates sobre o tema “Moçambique e Brasil: dinâmicas históricas entre os séculos XVIII e XX”. O Prof. Doutor Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade A Politécnica, irá tratar  do tema “O Brasil no imaginário dos moçambicanos no período colonial: em busca de desassimilação”; a Profª.Doutora Cristina Wissenbach, do Departamento de História da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), abordará a importância de África e Moçambique nos estudos históricos e na afirmação das identidades das comunidades negras do Brasil;e opesquisador Rafael Galante, MestradoemHistória Social pelaUniversidade de São Paulo (FFLCH/USP), irá falar sobreas manifestações culturais afro-brasileiras de matriz Bantu: os Moçambiquesnas festas do congado.

O primeiro dia do ciclo de palestras será encerrado com a apresentação da cantora moçambicana Zena Bacar e do músico Issufo Daniel, acompanhados de músicos brasileiros de roda de Samba.

O segundo dia (21) terá início às 16 horas com o debate sobre o tema “Interfaces culturais e políticas entre Moçambique e Brasil, séculos XX e XXI” e contará com participação do músico moçambicano Timóteo Cuche que apresentará o Projeto MarraSamba: “Quando a Marrabenta encontra o Samba”, seguido da palestra da pesquisadora Lia Laranjeira, doutoranda da Pós-Graduação de História Social da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), sobre mestres e aprendizes da cultura popular afro-brasileira em Moçambique.Gabriel Limaverde, professor de capoeira, abordará o contributo da cultura popular na educação formalentre Moçambiquee Brasil.

O cicloencerra-se com a palestra “Diálogos feministas entre Brasil e Moçambique”, a ser ministrada pela Doutora Isabel Casimiro, PhD em Sociologia, docente e investigadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e Dra. Graça Samo, presidente do Fórum Mulher em Moçambique e activista dos direitos humanos e igualdade de gênero. Na sequência, às 19 horas, será apresentado o espectáculo teatral “A Fábula da Fábula” a ser encenado pela actriz brasileira Manoela Pamplona e a actriz moçambicana Judith Novela, seguida de uma roda

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana