O Teatro Avenida acolheu na última quinta-feira, a cerimónia de homenagem a Henning Mankell, conceituado escritor, dramaturgo e encenador sueco. Director artístico do grupo teatral Mutumbela Gogo, Henning Mankell ganhou afecto por Moçambique há mais de trinta anos.
Autor de reputação mundial, Henning Mankel conquistou vários prémios pelo mundo fora e suas obras foram traduzidas para várias línguas. A sua abordagem temática ganhou eco pela coragem do autor na defesa dos povos oprimidos.
Encenador e formador dos actores do primeiro grupo profissional de teatro, o Mutumbela Gogo, Henning Mankelltrabalhou no sentido de incorporar a linguagem gestual e a oralidade na expressão cénica. O autordedicou especial atenção à situação de carência das crianças vítimas da guerra, contribuindo activamente para a criação de mais uma das aldeias SOS, a de Manica, de que é patrono.
Henning Mankell foi sempre o homem forte, activo e generoso que emprestou parte da sua criatividade artística ao país desde os difíceis anos 80. Os actores que hoje deliciam o público, dentro e fora do país, muito devem à sua força comunicativa e orientadora. Actualmente, Henning padece de Cancro.