Artes & Letras

Há cinema italiano em Maputo

Nove filmes da produção cinematográfica da Itália, que se pretendem que façam viver aquele país europeu, o seu cinema, a sua cultura e o seu idioma, serão exibidos a partir da terça-feira em Maputo, no âmbito da 12ª Festa do Cinema Italiano.

Euforia”,de Valeria Golino, vai estrear a festa de cinema a partir das 18:00 horas, no Teatro avenida. O filme conta a história de dois irmãos, Matteo e Ettore. Elestêm personalidades opostas e a vida força-os a reviver uma situação difícil, que culmina num conhecimento mais profundo um do outro.

No segundo dia, será exibido o documentário “Leonardo 500”, a partir das 17h00., obra que  retrata a genialidade de Leonardo Da Vinci através de uma perspectiva original e exclusiva, focando as implicações contemporâneas dos famosos códigos Da Vinci.

“Em Guerra por amor”, é a proposta para o dia 29 de Maio, as 19:30, no Teatro Avenida. “É assurdo per un bianco essere in Africa”é umdocumentário sobre a historia de um biólogo italiano que trabalha no Quênia e na Tanzânia. DeFranco La Cecla, será exibido no dia 30 de Maio, às 11:00 horas, na Universidade de São Tomas.

Quando forem 17:00 horas “Made in Italy” de Luciano Ligabue vai passar na tela do Teatro Avenida.

 “Mulher e Marido”uma comédia que explora, com sensibilidade e originalidade, as diferenças de género, será exibido no dia 30 de Maio, às 19h30.

No último dia, sexta-feira, 31 de Maio, às 17:00 horas, será apresentado “O Carteiro de Pablo Neruda- Il Postino”. Baseado no livro Il Postino, de Antonio Skármeta, o filme retrata a amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda e um humilde jovem carteiro. A história desenrola-se em 1952, ano em que o famoso escritor Pablo Neruda (Philippe Noiret) é forçado, por questões políticas, a viver exilado numa pequena ilha italiana.

Para encerrar a Festa de Cinema Italiano, a partir das 19:30 horas, “Lucia Cheia de Graça” de Gianni Zanasi vai à exibição. Mãe solteira, Lucia tenta encontrar o equilíbrio entre a sua filha, uma vida pessoal complicada e a sua carreira como topógrafa. O seu futuro fica comprometido quando se apercebe que os mapas de um ambicioso novo projecto foram manipulados para esconder possíveis riscos geológicos. As entradas para assistir os filmes são gratuitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo