Início » GTO lança CD educativo

GTO lança CD educativo

Por admin

O Grupo de Teatro do Oprimido, em parceria com a Actionaid Moçambique, apresenta no próximo dia 17 de Julho, no Auditório Augusto Boal (Feira de Hulene), o II Disco Compacto de Teatro radiofónicocom o título Participando Sou Cidadão.

As peças integrantes do disco convocam a uma reflexão sobre aspectos ligados a governação, democracia e participação, transparência e Justiça fiscal, qualidade dos serviços básicos prestados ao cidadão com particular ênfase no sector da saúde.

Originalmente encenadas para o palco, as peças foram adaptadas para a rádio com o intuito de alargar o raio de abrangência e alcançar outros segmentos populacionais de lugares onde os grupos não conseguem chegar com suas performances teatrais.  Sendo assim, serão distribuídas pelas rádios comunitárias e pelos “chapas” de modo a facilitar o acesso destas por um número cada vez maior de cidadãos.

Refira-se que as peças foram gravadas nas rádios comunitárias dos distritos de Bilene, Chibuto, Inharrime, Jangamo, Marracuene e Namaacha.

O disco faz parte do projecto Democracia e Boa Governação, implementado pelo GTO-Maputo nas três províncias do sul do país (Maputo, Gaza e Inhambane) com apoio técnico e financeiro da Actionaid Moçambique.

O projecto tem como objectivo o estímulo das comunidades ao engajamento político e ser parte da solução dos diversos constrangimentos sociais, reforço da capacidade interventiva das plataformas distritais.  

A cerimónia de lançamento do disco marcará também a passagem dos 14 anos do Teatro do Oprimido em Moçambique, efeméride que se celebra dia 16 de Julho de cada ano. O momento será ainda para o lançamento das festividades das bodas de cristal do método de teatro do oprimido no nosso país.

Eventos de grande mobilização terão lugar ao longo do próximo ano em Maputo e em outras províncias, com destaque ao ENLACE-D, Mostra Nacional de Teatro do Oprimido com participação de grupos do Brasil, Portugal, Índia, Angola e Estados Unidos. O momento mais alto será o lançamento do Vídeo documentário narrando a história do Método no nosso país.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana