Início » Gonçalo Mabunda expõe em Paris

Gonçalo Mabunda expõe em Paris

Por admin

O escultor moçambicano Gonçalo Mabunda tem exposto na Galerie du Passage, em Paris (França), trinta e duas obras de arte. São esculturas metálicas que resultam  do processo do trabalho do artista de transformação de armas em obras de arte.

A partir das  balas, roquetes e corpo das armas AK47, entre outras, Gonçalo  concebe cadeiras e outros objectos artísticos para embelezar.

Gonçalo Mabunda que nasceu em 1975, em Maputo, ganhou reputação internacional quando começou a transformar as armas usadas na guerra civil dos dezasseis anos em obras de arte. Era a sua maneira de clamar pela paz.

Desde que começou a produzir as obras de arte em 1997, Gonçalo já fez aproximadamente cem exibições em África, Europa, América e Ásia. Um dos marcos da sua trajectória internacional foi o de ter criado a escultura para o Clinton Global International Initiative Awards para 2008.

Actualmente, Gonçalo está representado em mais de vinte galerias mundiais, incluindo Museu de Arte e Design de Nova Iorque, Pigozzi Colltetion,  Museu do Vaticano,  Changchun (China), Museu Nacional de Arte, em Moçambique, entre outros.

A propósito da mostra de Paris, Gonçalo diz: “Faço estas obras pois estou ciente que cada bala que destruo salvo vidas. E ao destruir muitas balas salvo muitas vidas. Gostaria de ser verde para destruir mais armas de destruição em massa, pois tenho consciência de que ao me tornar verde e destruir mais armas, a nossa terra será verde, tornando-se fértil”. 

Frederico Jamisse

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana