Artes & Letras

Ghorwane“kukavata”

Está agendado para o próximo dia 18 de Dezembro, no Coconuts Live, o lançamento do tão aguardado novo disco de uma das maiores bandas moçambicanas, os Ghorwane.

O disco tem como título “Kukavata”  e o show de apresentação do mesmo, terá como convidados especiais: Mingas, Xidimingwana, Mr. Bow, Sheila Jesuíta, Cheny wa Gune, e DJ Ardiles. A essência do espectáculo tem dois pilares: celebrar condignamente 32 anos de músicos dos “Bons Rapazes” e apresentar a nova obra deste “lago que nunca seca”.

Sobre o disco, o prefaciador do álbum, Filimone Meigos, entende que Kukavata é uma manifestação de júbilo, ocasionada por qualquer coisa de bom, óbvio, que contenta. Este álbum oferece-nos muitos motivos de contentamento.

De acordo com o mesmo articulista, Ghorwane quanto grupo esgrime a grandeza e consistência do lago, localizado na província de Gaza, pois, conseguiu permanecer na estrada até aos dias de hoje. “De facto, já lá vão 32 anos que esta banda faz jus ao seu nome. O Ghorwane continua cheio de água para matar a sede de muitos e tantos, nos quatro cantos do mundo”.

Em “Kukavata” os Ghorwane continuam fiéis ao seu muthimba, entretanto, agregam sonoridades recentes, aprumando novas vozes e diferentes executantes de música.

A essência da banda Ghorwane mantêm-se, contudo, juntam-se como convidados no álbum: Childo Tómas no baixo, Sheila Jesuita e Flash Ency emprestam as qualidades vocais. David Macuacua, membro da banda, actualmente radicado Espanha, dá os seus préstimos neste novo projecto do agrupamento.

A personalidade da banda está lá. Sente-se a linha melódica de Roberto Chitzondzo, na recriação de composições dos saudosos: Zeca Alage e Pedro Langa, o que mantém a coluna vertebral do conjunto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo