Sociedade

JORGE MAMAD: Canto em ndau e sena

Nascia 18 de Abril de 1962, na cidade da Beira”, diz Jorge Mamad, músico cuja carreira despontou quando ele tinha doze anos. “Comecei a tocar comamigos em Marromeu e, depois, com um grupinhopassámos a tocar em bailes. Também toquei com ogrupo Os Zambeze”, revela.

De Marromeu, partiu para Beira, em 1983, e juntou-se ao grupo “Terceiro Mundo”. “Nesse grupo estavam o falecidoDavid Mazembe, Djalma Lourenço e outros. Andávamospelos distritos a tocar. Em 1985, juntei-me ao falecidoCarlos Beirão no conjunto Eles. Depois fomos para Chimoioformar uma banda chamada Os cinco, com o falecido AbiboAbdula”.

Em busca de novas aventuras, Jorge Mamad forma com outros músicos o Agrupamento Privativo de Chiveve.“Éa banda que mais tarde se chamou Rastilhos, que durantemuitos anos tocou acompanhando a maior parte dos artistasque nasceram no período de 1989/90. Tocámos duranteonze anos. Gravámos alguns temas na rádio. Viajámos pelopaís e pelo mundo”.

Anos mais tarde, Jorge Mamad fez parte dos artistas que criaram a Companhia de Canto e Dança, na Casa da Cultura da Beira, com a qual fizeram digressões pelo país e pela Europa.

Texto de Frederico Jamisse

frederico.jamisse@snoticicas.co.mz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo