Artes & Letras

Francisco Noa lança novo livro

Francisco Noa vai lançar um livro e apresentar outro, através da editora Ndjira, na próxima semana , em Maputo. Perto do Fragmento, a Totalidade – ensaios sobre Literatura e o mundo  é a obra inédita que em lançamento, enquanto A Escrita Infinita – ensaios sobre literatura moçambicana está a ser reeditada.

As obras serão apresentados pelo académico Gilberto Matusse, em cerimónia a realizar-se no Centro Cultural Português.

Em Perto do Fragamento, a Totalidade confirma-se esse desiderato, de modo bastante evidenciado. “O que  efectivamente me move são as minhas próprias incertezas e os questionamentos que faço, bem como as que ficaram por fazer. E, é pois, por detrás deles onde encontro o sentido das coisas, das palavras e da existência, sobretudo neste tempo, cada vez mais difuso e ambíguo (…)”

Escrita Infinita foi editado pela primeira vez em 1998.  É  umaobra que evidencia um jogo paradoxal quase infernal pela indeterminação dos limites em que se espraia. Isto é, a escrita que lê ou, por outra, a leitura que escreve numa interacção permanente. É por isso que esta obra gravita à volta de leituras diversas, sobre o largo horizonte da interpretação, principalmente, entre outros textos de Noémia de Sousa, José Craveirinha, Rui Knopfli, Luís Carlos Patraquim, Aldino Muianga, Mia Couto, Filimone Meigos, Ungulani Ba Ka Khosa, Eduardo White.

Francisno Noa,de nacionalidademoçambicana é doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (2001). Professor de Literatura Moçambicana, Literatura Geral e Comparada, Poética e Retórica na Universidade Eduardo Mondlane, desde 1992. Pesquisador e director executivo do Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança (CESAB). Professor convidado e orientador de teses de licenciatura, mestrado e doutoramento, em universidades nacionais e no estrangeiro. Participa em projectos de pesquisa, na área de literatura, e em congressos e seminários científicos no país e no estrangeiro. Já teve experiência de cargos de gestão em instituições de ensino superior. Consultor na área de leitura e escrita, ensino básico, ensino superior e comunicação. Membro de vários júris nacionais e no exterior. Ensaísta, com inúmeros artigos em publicações nacionais e estrangeiras. Autor dos seguintes livros: Literatura Moçambicana; Memória e Conflito (Imprensa Universitária, 1997); A Escrita Infinita – ensaios sobre literatura moçambicana(Imprensa Universitária, 1998), Império, Mito e Miopia. Moçambique Como Invenção Literária (Caminho, 2002); e A Letra, a Sombra e a Água (Texto Editores, 2009).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo