Início » Festival Ndzumba reconhece artistas

Festival Ndzumba reconhece artistas

Por Idnórcio Muchanga

O Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano acolhe no próximo dia 3 de Outubro o Festival Ndzumba. Produzido pela Pitanga Decor, o festival tem como objectivo reconhecer as grandes vozes do panorama musical moçambicano.

Pretendemos enaltecer as vozes nacionais que muito fizeram em prol da cultura e música moçambicanas. Por isso, denominamos este evento de “o reencontro das grandes vozes’’. A finalidade é resgatar as nossas raízes num singelo tributo aos artistas renomados”, explica Neusa Simbine, uma das mentoras da iniciativa.

Com os fundos obtidos, os organizadores pretendem reconhecer e homenagear os fazedores da música moçambicana. “Faremos uma ronda pelas famílias dos músicos moçambicanos, principalmente os mais velhos, por forma a ver quais são as suas necessidades primárias. Por exemplo, temos acordadas parcerias com supermercados que vão oferecer aos músicos uma cesta básica, mensalmente. Temos garantidas três bolsas de estudo na Universidade Eduardo Mondlane, Universidade São Tomás e a uma instituição superior privada. Estes vão acompanhar todo processo de formação de um dos filhos dos músicos”, explica Neusa Simbine.

As actuações no festival serão feitas todas com banda na intenção de mostrar que Moçambique faz e sempre fez música de qualidade.

 

Texto de Frederico Jamisse
frederico.jamisse@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana