Início » Festival da Mafalala à porta

Festival da Mafalala à porta

Por admin

A cidade de Maputo vai acolher entre os dias 22 do corrente mês à 30 de Novembro próximo, o Festival de Mafalala. Trata-se de um evento que já vai na sua 7ª edicção, e que visa deixar um legado tangível do histórico subúrbio bairro da Mafalala localizado na cidade de Maputo.

A decorrer em diversos espaços da urbe, o festival explora o património histórico e a cultura do bairro da Mafalala como factores para a produção de riqueza e oportunidades à comunidade local, apostando deste modo na educação e empoderamento de mulheres e jovens ali residentes. 

Promove igualmente o turismo cultural no bairro, através do Mafalala Walking tour, e contribui para que Maputo seja uma cidade criativa onde se encontram várias nuances, dinâmicas artísticas e sócio-culturais, que de outra maneira não estariam expostas.

Segundo Ivan Laranjeira, director do Festival Mafalala e Presidente da Associação IVERCA, entidade que organiza o evento, “esta iniciativa é um alerta para a valorização do Património Cultural no país, em particular para cidade de Maputo. Desta forma, o mesmo representa uma viragem na maneira como são concebidos os festivais em Moçambique – inspirando-se na identidade, tradição, história e importantes personalidades artísticas, desportivas e políticas do bairro da Mafalala”.

Laranjeira defende que aessência deste festival está na mística da Mafalala, no seu infindável manancial histórico, artístico e cultural, no tecido social da comunidade mas acima de tudo nas pessoas que lá residem e que fazem do bairro um lugar especial.

O  festival decorreanualmente, sendo que actualmente a maior ambição dos organizadores é torná-lo mais popular no país e posteriormente internacionalizá-lo.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana