Início » Feling Capela reflecte cultura no Egipto

Feling Capela reflecte cultura no Egipto

Por admin

O poeta e fotógrafo, Féling Capela vai participar entre os dias 1 e 4 de Junho, na Conferência Internacional sobre Culturas Africanas, na cidade do Cairo, Egipto.

Capela toma parte do evento através do  convite do Consulado Cultural Egípcio, na sequência das acções de promoção de intercambio cultural que o artista vem desenvolvendo nos últimos tempos, no nosso país. Poeta e dinamizador de noites de poesia, Capela tem estado a promover actividades culturais com artistas da Alemanha, Áustria, Portugal, Inglaterra, França, Estados Unidos da América, Brasil, Cuba, Suazilândia, África do Sul e Kenya, visando elevar os valores da classe artística africana e moçambicana, em particular.

 Em Cairo, para além de participar como orador no tema sobre cultura moçambicana no nível internacional, Capela vai expor parte do seu espólio fotográfico e poético, naquilo que ele chama ‘‘Visual Acústico’’. “ Essa demonstração  é na verdade, performance de declamação de poemas com acompanhamento musical e em simultâneo, exibição de imagens em formato slide show que farei na conferência”.

Importa referir que Capela é estudante de Literatura Moçambicana na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. É  também, coordenador do projecto Noites de Poesia no ICMA-Instituto Cultural Moçambique-Alemanha, que este ano vai celebrar 11 anos de existência. “Trabalhei  2 anos no projecto ‘‘Power in The voice’’ do Consulado Britânico e também no projecto ‘‘Eu Gramo de Ser Moçambicano’’da FDC. Representei  Moçambique em vários festivais, destacando-se, Kwani Litfest, em Nairobi no ano de 2012, e no Poetry África, na cidade de Kwazulu Natal, Durban, em 2014”.

 Recentemente, Capela foi figura central do documentário African Voices do canal televisivo norte-americano CNN International, rodado em Maputo.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana