Início » Feira ao ar livre pelos 54 anos da Biblioteca

Feira ao ar livre pelos 54 anos da Biblioteca

Por admin

Sob o lemaBiblioteca Nacional de Moçambique: 54 anos tratando, preservando e divulgando o património documental nacional, comemorou-se semana finda, o  54º aniversário da Biblioteca Nacional de Moçambique.

Para a comemoração da efeméride, foram organizadas diversas actividades, com destaque para a realização da “Feira do livro ao ar livre”, que decorreu de 26 a 29 de Agosto, na parte frontal do Edifício da BNM, promovida por algumas editoras nacionais.

Na sexta-feira,  28 de Agosto, dia da BNM,  houve apresentação da obra “Pneus em Chama”, do escritor moçambicano Jorge de Oliveira, seguida de uma reflexão sobre o “Papel das Bibliotecas Públicas no contexto da Sociedade de Informação”.

A BNM foi criada através do Diploma Legislativo número 2116 de 28 de Agostode 1961. É uma instituição de natureza cultural e investigativa, subordinada ao Ministério da Cultura e Turismo.

O edifício onde funciona foi construído em 1904. Aí funcionou, até 1960, os Serviços da Fazenda Colonial. Em1961passou a funcionar a BNM, até hoje.

No decurso dos 54 anos, a BNM passou por várias fases, no seu funcionamento, podendo destacar-se a fase em que a sua gestão estava na liderança de quadros na sua maioria de nacionalidade portuguesa. Com a Independência Nacional de Moçambique, em 1975, registou-se uma fuga de quadros, tendo-se suspendido o atendimento público aos leitores. Reaberta em 1978, já com uma nova estrutura, reconhecendo a importância das Bibliotecas na elevação de conhecimentos gerais, técnicos e científicos da sociedade, foi aprovado o Estatuto Orgânico da Biblioteca Nacional de Moçambique, pelo Diploma Ministerial nº 103/92 de 22 de Julho.

Você pode também gostar de:

7 comments

reformas precios 11 de Novembro, 2023 - 21:35

Hey! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche. Your blog provided us beneficial information to work on. You have done a marvellous job!

Reply
Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks 29 de Novembro, 2023 - 20:16

This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.

Reply
Live TV 3 de Fevereiro, 2024 - 9:55

very satisfying in terms of information thank you very much.Live TV

Reply
kenilworth racing live stream 9 de Fevereiro, 2024 - 20:06

Thank you for great content. look forward to the continuation.-voxlivestream

Reply
tidbit adventures 6 de Março, 2024 - 20:09

Culture, for instance, plays a pivotal role in transmitting values from one generation to another. Growing up in a particular cultural context exposes individuals to specific norms, beliefs, and ethical frameworks that contribute to the formation of their values.

Reply
hey dude mens shoes 9 de Março, 2024 - 21:14

Very well presented.very quote was awesome and thanks for sharing the content. – hey dude shoes for men

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana