Início » Faleceu músico Carlos Renha

Faleceu músico Carlos Renha

Por admin

Faleceu há dias, vítima de doença,  na sua residência, no distrito de Rapale, província de Nampula, o músico tradicional Carlos Renha.

A sua carreira artística iniciou em 1963 com a fundação do conjunto “Nimala”, composto por 6 elementos. Em  1966, gravou e lançou o seu primeiro volume de trabalhos artísticos, contendo 4 obras músicais, intituludas: Reunião, Oratha, Kuvo e Kamuira-kivoruwaka.

Com o seu cordeão harmónica, instrumento com o qual cativava muitos admiradores e amantes da música popular moçambicana, Carlos Renha e o seu conjunto Nimala abordavam temáticas de intervenção social, baseada na convivência e harmonia social dos membros da sua comunidade.

O sucesso e a aceitação dos trabalhos artísticos  no panorama musical nacional e de Nampula, em particular, fizeram com que, em 1990, Carlos Renha gravasse o 2° volume com destaque para as músicas, Vizinho, Rosa, Amiravo, Amuali, Muemelenle, Okuelena omala, Muine Muine, Omualana e Hiyo Nnoroua.

Ao longo da sua carreira de cerca de 50 anos, Renha participou em diversos eventos nacionais, com muita regularidade nos festivais regionais (Nampula, Cabo Delgado e Niassa) e nacionais da música tradicional.  Em 2006, ao artista Renha foi atribuido o Diploma de participação no II Festival Nacional de Canção e Música Tradicional, fase provincial. De igual modo, em 2008, foi agraciado com o Diploma  de participaçao, aquando da realização da fase provincial do Festival Nacional da Cultura.

Em 2012, Carlos Renha foi um dos 27 embondeiros da cultura moçambicana homenegeados pelo Governo do nosso país, em reconhecimento do seu contributo na promoção e desenvolvimento das artes e cultura moçambicanas.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana