Início » Expressionismo reafirma valores na Mediateca do BCI

Expressionismo reafirma valores na Mediateca do BCI

Por admin

A Mediateca do BCI acolhe uma exposição colectiva de dez artistas moçambicanos. Carmen Muianga, Henrique Calisto, Luís Muiéngua, Mbeve, Mógas, Neivaldo Nhatugueja, Tisonto, Tsenane, Victor Sousa e Xerinda, juntaram-se para mostrar suas criações em mostra denominada “Expressionismo clássico na reafirmação de valores”.

A mostra contempla obras de Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Cerâmica que podem ser vistas até o dia 13 de Abril corrente.

Ana Comoane, Vice-Ministra da Cultura e Turismo considerou a mostra colectiva como uma  “Combinação sábia e inteligente para a preservação, valorização e promoção do nosso património cultural”.

Para o Presidente da Comissão Executiva do BCI, Paulo Sousa, esta particularidade “torna a Mediateca um espaço de partilha de experiências e de encontros, fazendo antever um futuro próspero para a Arte em Moçambique. Esta mostra constitui mais um passo num caminho que se pretende que seja longo e pleno de realizações.”

Luís Miuéngua  disse em nome do grupo de artistas que  pretende-se com a mostra: “sem uma plataforma de debate sem o propósito de trazer conclusões, onde, através das suas experiências e vivências, os artistas cruzam pensamentos, concepções e desejos que resultam da pesquisa do quotidiano e materializam-se na forja do atelier, através da manipulação das diversas técnicas e materiais”.

Miuénga disse ainda que sendo o expressionismo revelador de heterogeneidade, “as obras patentes nesta exposição reflectem, de certa forma, a maneira como o mesmo fenómeno social pode suscitar diversas interpretações, tendo em conta o ângulo de visão, a perspectiva e o nível de experimentação de quem interage ou é confrontado com a realidade em causa.”

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana