A jornalista e apresentadora da Televisão de Moçambique (TVM), Eunice Matavele, lança na próxima sexta-feira, na Mediateca do BCI, em Maputo, a sua primeira obra escrita, intitulada
“Retalhos de uma Vida”, comportando 160 páginas.
Segundo a autora, este livro pretende ser “um convite à reflexão sobre a ideia de construção de figura pública, a forma como esta e as vivências do quotidiano são entendidas pelos indivíduos ou grupos como produtos do meio em que se constituem”.
Por outro lado, a obra de Eunice Matavele apresenta-se como uma resposta a dúvidas e curiosidades sobre si. Aliás, como refere Mia Couto no prefácio da obra, “a autora sabe que a televisão converte a pessoa numa imagem”, daí que “ao se entregar, com a intimidade de um relato assumido, Eunice recupera para si mesma a sua própria individualidade”.
“Retalhos de uma Vida” traz vivências nas quais a autora é personagem principal em interacção com pessoas de vários extractos sociais, entregues a sofrimentos de diversa natureza e outras, ávidas de informação sobre as pessoas e coisas que as odeiam.
Do que se pode perceber nas diferentes abordagens feitas pelos prefaciadores, escritor Mia Couto e Juvenal Bucuane, ou da reflexão sociológica de Elísio Macamo no posfácio, o livro é de compreensão multifacetada e, numa das estórias, pode-se ler o seguinte: “o espanto, em mim, ia ganhando formas cada vez mais desmedidas, sem contudo, ser suficiente para apagar o sorriso que me marcava o rosto….entre todas as certezas que nela se firmavam, uma era absoluta: imperava naquele lugar a ideia de que eu era, ou não seropositiva…”.
A obra “Retalhos de uma Vida” será apresentada pelos docentes universitários Teresa Manjate e Eléusio Filipe e terá lugar as 17:30 horas da próxima sexta-feira, dia 20 de Setembro. O momento será abrilhantado pelo músico Chico António e o jovem Dudas.
Eunice Matavele é licenciada em Sociologia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), onde cursou igualmente Mestrado em Saúde Pública. Actualmente, trabalha como Jornalista na Televisão de Moçambique.