Artes & Letras

Eunice promove oficina de teatro educativo

Actores e encenadores teatrais de grupos de Maputo e outras partes do país participaram, ao longo da última semana, numa oficina deTeatro Infantil de Âmbito Educativo e Curricular no Complexo Palhota (Matola Rio),

sob orientação de Warren Nebe (da Universidade de Witswatersrand) e Evaristo Abreu (docente de Encenação na ECA e director do Grupo Teatral Mbéu).

Esta Oficina, a segunda realizada pela EUNIC Moçambique, tem como principal objectivo capacitar grupos de teatro moçambicano para a produção de espectáculos junto de escolas do nível primário a nível nacional, num contributo para o desenvolvimento do ensino – aprendizagem de conteúdos educativos nas áreas do ambiente, saúde, cidadania, ciências da natureza, entre outras.

Continuando o trabalho iniciado no ano passado, a EUNIC Moçambique criou numa parceria com o projecto “Drama for Life”, da Universidade de Witswatersrand, em Joanesburgo e convidou o seu fundador e director, Warren Nebe, para dar o seu contributo. Dada a sua experiência como educador e drama- terapeuta, e tendo em conta de que alguns conceituados actores moçambicanos já se formaram naquela academia sul-africana de teatro, esta foi mais uma oportunidade para criar maior sustentabilidade e impacto deste projecto em Moçambique a partir do qual se prevê que os actores possam disseminar e aplicar os seus conhecimento nas escolas primárias provinciais.

Os participantes na Oficina aprenderam, entre várias coisas, como desenvolver duas abordagens do teatro aplicado, o drama na educação, criando contextos imaginários como metáforas do mundo real, e o teatro para educação, que representa o uso intencional de uma peça de teatro combinado com elementos do drama na educação com o objectivo de explicar aos jovens uma gama de assuntos tão variados dos conteúdos estudados da aula aos problemas do dia-a-dia. 

A Oficina de Teatro Infantil de Âmbito Educativo e Curricular é um projecto que conta igualmente com o apoio da Cooperação Suíça e tem como parceiros institucionais locais o Ministério da Educação e a Universidade Pedagógica.

A EUNIC é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia. Foi fundada em 2006 e congrega 30 membros de 26 países. O cluster EUNIC Moçambique foi criado em Dezembro de 2010 e integra actualmente British Council, Camões-Instituto da Cooperação e da Língua e Instituto Cultural Moçambique-Alemanha-ICMA.

Os actores envolvidos são provenientes do Grupo de Teatro do Oprimido, da Escola de Comunicação e Artes da UEM e do Centro de Produção de Arte Dramática -CEPAD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo