Início » Escritor Carlos dos Santos “espelha-se”no céu

Escritor Carlos dos Santos “espelha-se”no céu

Por Idnórcio Muchanga

O escritor moçambicano Carlos dos Santos lançou recentemente, sob chancela da Plural Editores, a sua mais recente obra literária. Intitulada “O espelho do Céu” .

“O livro traz uma história infanto-juvenil e constitui a minha 19.ª obra. Desde os primórdios da Humanidade que uma pergunta martela incessantemente a cabeça dos seres humanos: estaremos nós sozinhos neste vasto Universo? E, atrás desta, outras ecoam: De onde viemos? Para onde vamos?” Esta fábula traz-nos, ao longo das suas 88 páginas, um enredo cheio de surpresas e mistérios, com um desfecho surpreendente e imprevisível, sobre esta necessidade humana insaciável de busca pelo conhecimento e pelo outro, que serão, porventura, as características que melhor definem a espécie”, explica Carlos dos Santos.

O autor sustenta ainda que perante o desconhecido há os que o temem e escolhem fugir. “Mas há aqueles que escolhem desbravá-lo e conquistá-lo para os terrenos do conhecimento, levando a que a humanidade ocupe um espaço cada vez maior no Universo”.

Com um vocabulário muito diversificado que justifica a existência de um Glossário no final, as páginas do livro contam com 33 ilustrações multicoloridas de elevado pendor artístico, de Fernando Hugo Fernandes.

Carlos dos Santos, que tem mais uma obra literária do género infanto-juvenil no prelo, com previsão de saída ainda para este ano, intitulada “O Arco-íris dos Sentidos”, nasceu em 1962. Profissional da educação desde 1981, é formado em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Pedagógica de Maputo.

Para além de livros de cariz didáctico e técnico (“Criação de Animais, Doenças dos Animais e Currais” (2009); Cartilha da Ética” (2011); “Guião de Exploração para Professores e para Pais” (2014), Carlos dos Santos é também autor de vários livros de literatura infanto-juvenil, nomeadamente “O Conselho” (2007), “Os Frutos da Amizade” (2008), “As Cores da Amizade” (2011), “Um Passeio pelo Céu” (2012), “O Mundo e Mais Eu” (2013), “O Caçador de Ossos (2013 e 2018), “O Bichinho da Curiosidade” (2014), “O Passeio das Espécies” (2015); Os Pastores de Letras (2016); e “Na Esteira das Estrelas” (2018), “Os Pintores de Sonhos” (2021) e “O Espelho do Céu” ( 2022).

Na esfera da Ficção Científica, publicou “A Quinta Dimensão” (2006 e 2010); “O Pastor de Ondas” (2011); “O Eco das Sombras” (2016) e “Histórias do Outro Mundo” (2021).

Fez algumas incursões na poesia, que publicou em diferentes jornais e revistas, com o pseudónimo “Nyama”.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana