Nacional

MOÇAMBIQUE NA 52ª CIMEIRA DA COMMONWEALTH

O ministro dos negócios estrangeiros e cooperação, Oldemiro Baloi, vai representar o Presidente da República, Armando Guebuza, na 52ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Commonwealth, a ter lugar em Colombo, capital do Sri Lanka, entre 15 e 17 de Novembro corrente.

Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, refere que o evento, que vai decorrer sob o lema Crescimento com Equidade: Desenvolvimento Inclusivo e deverá contar com a presença de 54 Chefes de Estado e de Governo dos países membros.
A agenda do evento inclui cinco pontos principais entre os quais a concertação entre os Estados membros em matérias de políticas e desenvolvimento económico globais, particularmente em relação ao desenvolvimento do comércio internacional; definição da agenda de desenvolvimento pós-2015 no quadro da implementação dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio; o fortalecimento da capacidade dos Estados vulneráveis às mudanças climáticas para o acesso aos financiamentos; redução das restrições de vistos de entrada nos países da Commonwealth que permita a livre circulação dos cidadãos e definição de uma agenda mais virada para as parcerias no seio Commonwealth, com o propósito de reforçar a cooperação económica.
A Cimeira será precedida por reuniões preparatórias e eventos paralelos, sendo de destacar o Fórum de Negócios, o Fórum da Juventude e o Fórum dos Povos, bem como Mesas Redondas sobre investimentos nos Países da Commonwealth. 
Neste âmbito, a delegação moçambicana acolhe em Colombo, no próximo dia 14 de Novembro, uma mesa redonda subordinada ao tema Investir em Moçambique, lê-se no comunicado.
Integram a delegação moçambicana a ministra dos recursos minerais, Esperança Bias, e directores dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, dos Recursos Minerais e do Centro de Promoção de Investimentos (CPI).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo