Sociedade

Famílias habitam em zona de alto risco

Mais de duas dezenas de famílias carenciadas encontram-se a habitar, numa área pantanosa, do bairro Luís Cabral, nas imediações da Portagem de Maputo, zona considerada de alto risco para a vida daquela comunidade.

A presença daquelas famílias naquele local está a causar grande indignação das pessoas, uma vez que, caso ocorram fortes chuvas, aquelas casas poderão ficar submersas, visto que foram rguidas por cima de um pântano.

Uma das habitantes daquele local, Quenita Francisco, disse estar consciente de que a sua casa foi erguida num lugar impróprio, mas que não possui outro espaço onde possa erguer a sua  abitação.

Tal como nos disse, está na disposição de se mudar para qualquer lugar diferente daquele, de preferência onde lhe possibilite praticar a actividade agrícola, sua base de sustentação.

Carlos Pereira Matanda, chefe-adjunto do quarteirão 8-A, do bairro Luís Cabral, disse que a maior parte das pessoas que ali habitam possuem poucas condições de vida.

Conforme nos disse aquele responsável, foram identificadas cerca de 21 famílias que se encontram naquele estado de vulnerabilidade, após a realização de encontros que envolveram

a Trans African Concepcions (TRAC), Caminhos-de-Ferro, Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) e o Conselho Municipal da Matola.

Durante a nossa presença no local, apercebemo-nos que novas habitações estão a ser erguidas, mas residentes locais garantem que, dia-após-dia, estão a ser construídas habitações.

Paula Jacude, vereadora de Saúde, Acção Social e Sociedade Civil do Município da Matola, disse que no processo que está a ser levado a cabo com vista à transferência daquelas famílias, serão atendidas aquelas cujos nomes constam de um levantamento feito anteriormente.

Tal como nos disse a fonte, foi identificada uma zona denominada Eduardo Mondlane, no Município de Boane, destinado ao reassentamento daquelas famílias que se encontram a habitar numa área de alto risco.

Aquela vereadora acrescentou que, esta semana, vai decorrer um trabalho de limpeza do espaço que irá acolher aquelas famílias, devendo a área vir a ser devidamente parcelada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo