Início » EM ANTE-ESTREIA: Sol de Carvalho apresenta “Monólogos com a história”

EM ANTE-ESTREIA: Sol de Carvalho apresenta “Monólogos com a história”

Por Idnórcio Muchanga

Quando era jovem, Sol de Carvalho pediu ao seu pai, José Carvalho, para lhe ensinar a trocar pneu de um carro. O progenitor recusou-se. Sol, incapaz de entender a atitude do pai, zangou, mas sucede que foram repetidas vezes que endereçava pedidos e os via sendo negados pelo homem que o trouxe ao mundo.

Sol decidiu contar a história através de uma curta-metragem intitulada “Monólogos com a história”. Nove dias foram suficientes para a rodagem da película do realizador moçambicano, exibida recentemente em ante-estreia no Cine Scala, cidade de Maputo. O filme de 20 minutos conta com um elenco completamente moçambicano: Horácio Guiamba, que interpreta o papel de Camilo, e Abdil Juma, que assume a personagem do pai de Camilo.

Gravado em Inhambane, a curta metragem conta a história de um jovem que, mais tarde, recém-graduado no estrangeiro, recebe a carta a anunciar a morte do seu pai e a existência de uma propriedade como herança. Movido pela curiosidade e interesse, regressa e descobre que a propriedade deixada pelo progenitor era na verdade uma ruína, uma casa totalmente de gradada. O jovem percorreu os compartimentos da ruína, enquanto fazia um exercício mental de questionamento sobre si próprio e sobre a real intenção do pai. Neste contexto, o pai reaparece em forma de espírito e naquele momento o jovem Camilo confronta-lhe sobre diversas situações que lhe aconteceram na vida. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana