Início » ECA acolhe seminário sobre guião

ECA acolhe seminário sobre guião

Por admin

A Escola de Comunicação e Artes  da Universidade Eduardo Mondlane (ECA), em parceria com o Centro Cultural Português em Maputo, realiza nas suas instalações, de 6 a 8 de Outubro, um seminário sobre guionismo subordinado ao tema A Arte de Contar Histórias: estrutura, estilo e princípios da narrativa.

A actividade será orientada pelo Dr. Rui Pinto de Almeida, docente do ISTEC (Portugal), e enquadra-se no conjunto de actividades de extensão da ECA. O Seminário destina-se aos estudantes do Curso de Jornalismo para um máximo de 25 participantes da Escola de Comunicação e Artes.

As alegorias usam figuras simbólicas e ficcionadas como veículos de “verdades” acerca da existência humana. Os mitos criam heróis e deuses que explicam e codificam a Lei da Vida, a Natureza e o comportamento humano. Hoje transmitimos as nossas histórias através de meios mecânicos, mas as narrativas continuam a ser as vozes que tentam explicar a vida.

Em que medida é que a Arte de Contar Histórias também se pode aplicar ao jornalismo, especialidade que lê o Mundo para depois o contar, com a objectividade possível, para o leitor/telespectador poder formular a sua ideia? Pode parecer desajustado, à partida, transportar “as ferramentas da ficção” para o jornalismo, sobretudo numa época em que ele beneficia das tecnologias de informação, que lhe trazem permanentemente dados sobre acontecimentos com valor informativo, à escala global. Mas não continuamos todos a gostar de conhecer histórias, boas histórias? Aquela reportagem que nos prende ao jornal, à rádio, ou ao televisor, não apresenta os momentos fulcrais da construção narrativa? Estas são algumas questões que serão respondidas ao longo do seminário.

Rui Pinto de Almeida, lisboeta há 53 anos, licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, é docente universitário no ISTEC – Instituto Superior de Tecnologias Avançadas, em Lisboa, onde tem regido as cadeiras de Comunicação e Imagem e, Tecnologias de Informação para Internet I e II. Interessa-se pelas áreas da investigação da cor, semiologia e sociologia da comunicação. É também documentalista, dedicando-se à pesquisa histórica dos séculos XIX e XX portugueses. A maior parte dos seus trabalhos tem sido exibida na rede do The History Channel.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana