Início » Documentário da TVM exibido na Índia

Documentário da TVM exibido na Índia

Por admin

“Ritos de Iniciação – O Lado Escuro” é o título do documentário da Televisão de Moçambique exibido recentemente, no Festival Internacional de Documentário em Nova Deli, Índia.

A exibição foi feita  por ocasião da realização de um Simpósio Global sobre Envolvimento de Homens e Rapazes na Promoção da Igualdade Género e é promovido pela MenEngage.

O documentário de 43 minutos, foi produzido pelo Programa Homem que é Homem da Televisão de Moçambique e retrata um drama em que as mulheres vivem relacionado com as violações sexuais, sistemáticas e colectivas durante os ritos de iniciação masculinos no norte de Moçambique.

“Ritos de Iniciação – O Lado Escuro”  mostra um trabalho de investigação e denuncia uma grave violação dos direitos humanos, tornando públicas informações consideradas secretas nos ritos de iniciação. E,  quebra o tabú de que, ao confrontar-se as pessoas que lideram este tipo de rituais pode-se morrer.

Os ritos de iniciação são uma componente cultural importante no processo de definição da identidade em algumas comunidades em Moçambique. “É durante este processo que são transmitidos os valores que definem como os rapazes e raparigas irão comportar-se no futuro, não só ao nível social, mas também como vêem a sua sexualidade. No entanto, casos de violações sexuais colectivas e abuso sexual de mulheres perpetrados por homens envolvidos em rituais de iniciação masculinos nas províncias de Cabo Delgado e Nampula são frequentes. Mas  ninguém fala do assunto, por temer represálias.  É  também associado a tabús e crênças de que algo terrível pode acontecer na sua vida caso fale sobre o assunto”, explica Gilberto Macuacua, apresentador do programa Homem que é Homem .

Em termos de  prémios, o documentário  foi reconhecido em Maio de 2014 como Melhor Conteúdo de Media na categoria de Televisão a nível da África Austral pela GenderLinks em Johannesburg, tendo se classificado na primeira posição, num concurso que envolveu todos os países da SADC.

Gilberto Macuácua que é o Editor e Apresentador do Programa Homem que é Homem participará neste evento acompanhado pelo Realizador do mesmo, Juma Idrisse.

Você pode também gostar de:

1 comment

where to find developer options on firestick 31 de Janeiro, 2024 - 9:10

I couldn’t resist commenting. Perfectly written.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana