Início » DOCTV impulsiona produção de documentários

DOCTV impulsiona produção de documentários

Por admin

O Ministério da Cultura e Turismo lançou semana última em Maputo, a II edição do Programa DOCTV. Trata-se de um evento de Fomento a Produção e Difusão de Conteúdos Audiovisuais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O programa é um concurso destinado a documentário que proporciona aos concorrentes apurados um valor monetário de 50 mil euros para a produção de filmes neste género.

Está edição, cuja temática centra-se nos 40 anos das Independências dos Países Africanos de Expressão Portuguesa e os 20 da constituição da CPLP, envolve todos países da comunidade. Cada país membro deverá organizar até finais do mês em curso, lançamentos similares, facto que culminará com a produção de documentários que serão exibidos nas respectivas televisões oficiais.

Segundo Djalma Felix Lourenço, Director do Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC), numa primeira fase “ haverá, dentre várias actividades, inscrição dos concorrentes interessados, seleção das obras, premiação das mesmas. Posteriormente  serão criadas oficinas e haverá uma formação técnica daqueles que tiverem ganho o concurso, para melhor perceberem quais são as metodologias técnicas a serem usadas na produção dos documentários”.

DOCTV CPLP foi lançado em 2009 em Portugal, seguido de uma oficina técnica, ocorrida no mesmo ano na cidade de Maputo, com envolvimento de cineastas dos países desta comunidade.

O programa proporciona uma oportunidade impar para a troca de experiências, promoção e divulgação das potencialidades culturais e turísticas dos países membros da CPLP.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana