Artes & LetrasDestaque

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA: Dançar e cantar o Índico da vida

O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de Abril. No nosso país, para assinalar a data, foi exibida a peça “Kwomba Kwa Índico” do coreógrafo e bailarino Casimiro Nhussi. O bailado expressa o mosaico cultural de Moçambique para os moçambicanos numa mistura entre música, dança, poesia e teatro. A actriz Lucrécia Paco, a escritora Paulina Chiziane, os músicos Muzila, Rolando, Xixel Langa, Dodó e Stewart Sukuma e o bailarino Lulu Sala corporizaram o momento.

Transmitido em directo pela Televisão de Moçambique (TVM), “Kwomba Kwa Índico”, o mesmo que cântico do Índico, encerra o espírito de resiliência dos moçambicanos, apoiados pelas artes e cultura, depois de dois anos confinados por causa da covid-19.

Este bailado, segundo o coreógrafo, é sobre a importância de levantar moral. De nos apoiarmos.. O país está mal, mas também há coisas boas; temos de levantar o moral, e usar a nossa energia para continuarmos a construir o país. Há entretantos, mas temos de olhar para o lado alegre, positivo que o país tem, não somente tristeza, terrorismo. Temos um lado bom por onde olhar e estarmos orgulhosos.

A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de Abril como o Dia Internacional da Dança. A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança.

A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objectivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas. Neste dia são diversas as actividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal, promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos. Espectáculos, “workshops”, demonstrações e palestras são algumas das iniciativas que decorrem no Dia Mundial da Dança em espaços culturais, comerciais e recreativos.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo