Início » DEODATO SIQUIR: O baterista que toca viola na celebração da vida e da música

DEODATO SIQUIR: O baterista que toca viola na celebração da vida e da música

Por Belmiro Adamugy

Maputo acolhe, no último dia de Outubro, portanto dia 31, um concerto que tem como cabeça de cartaz o compositor e intérprete Deodato Siquir, acompanhado por um naipe de artistas que, de per si, garantem um espectáculo de primeira água: Ana Girão, Bhaka Yafole, Deusa Poética, Dice, Dua Maciel, DJ Dub Rui, Elcides Carlos, Gisela da Esperança, Mega Jotta, Simba Sitoi e Stewart Sukuma.

O palco do “Coconuts”, que voltou a acolher eventos culturais, é o espaço eleito para o desfile de temas oriundos de três discos de Siquir, nomeadamente “Balanço”, “Mutema” e “Together”, este último lançado em 2023 e que tem duas belíssimas homenagens a Hortêncio Langa e Moisés Manjate, um dos fundadores do mítico conjunto Djambo.

Actualmente radicado na Escandinávia, Deodato Siquir nasceu no ano da independência nacional na cidade de Maputo. Novo, interessou-se pela bateria, instrumento que domina como poucos, e guitarra. Em 1988 juntou-se à sua primeira banda e, aos 15 anos, já actuava com orquestras profissionais e músicos internacionais. Entre 1990 e 2000, colaborou, como acompanhante, com vários artistas moçambicanos. Em 1997 fundou a banda Mozafro e participou na compilação “Music from Mozambique”. Em 2000 integrou o projecto “Mozambique Relief”, destinado a angariar fundos para apoiar as vítimas das cheias que assolaram o país nesse ano.

Os seus álbuns a solo Balanço (2007) e Mutema (2011) conquistaram reconhecimento internacional, tendo ambos alcançado o Top 10 da World Music Charts Europe. O seu mais recente trabalho, “Together” (2023), também entrou para este “ranking”, permanecendo entre os 10 mais durante um mês.

O concerto do dia 31 foi pretexto para um dedo de conversa com o músico, que não escondeu a alegria e excitação de voltar à terra que o viu nascer para mais um encontro com os seus admiradores. Siquir diz mesmo que está com aquele friozinho na barriga de quem vai entrar em palco pela primeira vez, acrescentando que “o friozinho lembra-nos sempre que devemos dar o nosso melhor e, por isso, esta semana que agora começa será dedicada exclusivamente à preparação do espectáculo”. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana