A Cidade de Maputo vai acolher o 14º Festival Internacional de Língua e Cultura, no próximo dia 26 do mês em curso. Trata-se de um evento organizado pela Willow International School cujo lema é “Cores do Mundo”.
Ofestival irá decorrer no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane e contará com 50 jovens moçambicanos e 70 de países convidados.
A iniciativa tem o objectivo de difundir entre os jovens a cultura de paz, união, tolerância, solidariedade e amizade entre os povos de diferentes quadrantes do mundo.
Presente em Moçambique desde 2003, a Willow convidou para o evento cultural 15 países designadamente: EUA, Tunísia, Uganda, Brasil, Alemanha, Bangladesh, Roménia, Zâmbia e Bielorrússia.
Segundo o Director daquela instituição, Erdal Polat, o festival será um momento único para os grupos culturais de cada um dos países exibir os aspectos principais de sua cultura e língua.
O Festival Internacional de Língua e Cultura servirá para estudantes de diferentes culturas partilharem emoções, estabelecer amizade e talvez mudar as suas mentes e conceitos acerca da cultura e do mundo, disse.
Num outro momento acrescentou que o festival será uma oportunidade para os estudantes estrangeiros estabelecerem contacto e conhecer Moçambique. Desde o seu povo, línguas, história, cultura, turismo, dado que ao longo da sua estadia terão a ocasião de efectuar visitas a locais de referência para o feito.
Por seu Turno, Asman Yildirim, porta-voz do Festival em Moçambique, avançou que também vão participar do evento crianças e adolescentes do Infantário 1º de Maio.
Este festival visa criar união entre o mundo pois actualmente vivemos num mundo global e “sem” fronteiras, disse.
Refira-se que eventos similares terão lugar em vários países do mundo ao longo do presente ano. O Grupo moçambicano que irá desfilar no festival de Maputo tem convites para actuar nos Estados Unidos da América, Bélgica, Alemanha, África do Sul, Tanzânia, Romênia, Cazaquistão.