Início » CMM prepara Feira Internacional do Livro

CMM prepara Feira Internacional do Livro

Por admin

Escritores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) irão participar da primeira Feira Internacional do Livro de Maputo, a decorrer nos dias 7 e 10 de Maio próximo, na capital do país.

Trata-se de uma iniciativa do Conselho Municipal de Maputo que visa promover a literatura nacional, facilitar o acesso ao livro e incentivar o gosto pela leitura.

Lopito Feijó, Angola, Ana Paula Maia, Brasil, António Marques, Portugal, entre outros, são alguns dos escritores que já confirmaram a sua participação do evento.

Paulina Chiziane e Calane da Silva, que igualmente far-se-ão presentes, para além de outros escritores nacionais, têm a missão de orientar uma palestra subordinada ao tema “O livro como instrumento de combate à pobreza”.

A Feira Internacional do Livro de Maputo vai consistir na exposição, venda e troca de livros, palestras subordinadas a determinados temas, sessão de conversas com os autores, assinaturas de autógrafos e ainda na criação de oficinas para troca de experiências entre os escritores nacionais, estrangeiros e os leitores.

Para tal, foram convidadas editoras e produtoras de livro a exporem os seus produtos na feira e criar condições para que se possam reduzir os preços de modo a que mais pessoas possam adquirí-los.

Durante a conferência de imprensa realizada, há dias, para o lançamento da feira, Simão Mucavel, vereador para a Educação, Cultura e Desportos da autarquia de Maputo, disse que o evento é direccionado a todos os extractos da sociedade moçambicana, com principal enfoque para a camada juvenil e estudantil.

Mucavel explicou que, de modo geral, a feira pretende celebrar a literatura moçambicana, promover debates, formações e recitais com os diversos literatos, nacionais e estrangeiros.

“O município vai levar a cabo esta iniciativa em parceria com algumas instituições como o Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, os Institutos Culturais Português, Alemão, Brasileiro, o Centro Cultural Franco Moçambicano e a British Council, entre outros”, afirmou.

Por seu turno, Camilo da Silva, coordenador da feira, explicou que com a iniciativa, que se espera que seja um festival literário, pressupõe-se criar um intercâmbio entre escritores nacionais e internacionais para promover e divulgar a literatura moçambicana na sua complexidade, nas suas variadas formas de actuação, ligando-a com outras áreas artísticas tais como a música, o teatro, o cinema e outras, que têm na literatura sua fonte ou suporte para sua execução.

“Para além da venda e troca de livros, queremos aproveitar o slogan popular (3/100) para incentivar a compra do livro e promover o gosto pela leitura, mas para tal estamos a trabalhar com as editoras para tornar possível essa intenção”,afirmou Da Silva.

Num outro momento, frisou que a iniciativa parte da premissa de que o país é rico em diversidade artístico-cultural, daí pretender-se também com este evento, levar todas estas manifestações a uma inter-contextualidade para, a partir deste intercâmbio, valorizar e homenagear a literatura moçambicana e seus fazedores. 

Você pode também gostar de:

1 comment

hostdare cn2 gia 29 de Janeiro, 2024 - 9:46

It’s hard to find experienced people in this particular subject, but you seem like you know what you’re talking about! Thanks

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana