Artes & Letras

Cinema Luso- Brasileiro em Maputo

O Centro Cultural Brasil-Moçambique e o Centro Cultural Português realizam entre os dias 30 de Setembro e 3 de Outubro próximo, a Semana de Cinema Luso-Brasileiro, na cidade de Maputo.

São no total sete filmes seleccionados que serão exibidos em salas do Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC), Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e Escola Portuguesa de Moçambique (EPM-CELP).

Na sessão de abertura, a decorrer no Cine Scala, no dia 30, às 18 horas, será exibido o filme Os Maias (2014), de João Botelho, que acaba de estrear em Portugal e será brevemente exibido no Brasil. O filme é baseado no grande clássico da Literatura Os Maias do consagrado escritor português Eça de Queirós.

Os  Maiasconta com a participação de actores brasileiros e portugueses que  dão corpo ao retrato da família Maia e da sociedade europeia de finais do século XIX.

Outro destaque da Semana de Cinema Luso-Brasileiro é o filme Capitães da Areia (2009), a ser exibido no dia 1 de Outubro às 14:30 horas na UEM, no Anfiteatro 1502. Baseado no romance homônimo, do consagrado escritor brasileiro Jorge Amado, o filme narra a vida de um grupo de meninos abandonados que lutam pela sobrevivência nas ruas de Salvador, na Bahia (Brasil).

A Semana prossegue com a exibição do filme Tabu (2012), de Miguel Gomes, no dia 1 de Outubro, às 18:30, no INAC. Aclamado pelo público e pela crítica, tendo recebido vários prêmios internacionais, com parte das filmagens rodadas em Moçambique, o filme narra a história de uma idosa temperamental que, após o seu falecimento, tem a sua vida desvendada pela empregada e a vizinha, com histórias de amor e crime passadas numa África de aventuras.

No dia 2 de Outubro será exibido às 10 horas, na Escola Portuguesa de Moçambique, o filme Primo Basílio (2007), de Daniel Filho, baseado também em outra obra clássica do escritor português Eça de Queirós. O filme, de produção brasileira, retrata a vida de um engenheiro bem sucedido e casado com Luísa, uma jovem sonhadora e ociosa que, ao reencontrar o seu primo Basílio, passa a viver uma relação extra-conjugal com consequências que tornam a sua vida um inferno.

Ainda no mesmo dia 2, será exibido no INAC às 18 horas o filme O Contador de Histórias (2009), que traz actores brasileiros e portugueses para um enredo que retrata a história verídica de um menino cheio de imaginação que é entregue pela mãe a uma instituição de assistência social recém-criada.

O último dia da Semana terá uma sessão de exibição, às 14:30 horas na UEM, do filme Um tiro no Escuro (2005), de Leonel Vieira. Trata-se de uma produção que envolve actores brasileiros e portugueses, com um enredo de aventura e suspense que narra o rapto de uma menina de dois meses.

Para encerrar a Semana de Cinema Luso-Brasileiro, e em homenagem aos filmes baseados em obras de escritores de Língua Portuguesa, será exibido O Último Voo do Flamingo (2010), de João Ribeiro, uma adaptação cinematográfica da obra homônima do escritor moçambicano Mia Couto. O filme aborda o período pós-guerra civil em Moçambique e será exibido no INAC no dia 3 de Outubro às 18 horas.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo