Início » Chonguiça e Butler: encantadores de multidões

Chonguiça e Butler: encantadores de multidões

Por admin

A III edição do More Jazz Series, projecto liderado pelo saxofonista Moreira Chonguiça, trouxe a Maputo o guitarrista sul-africano Jonathan Butler para dois concertos que, certamente, ficarão na

 memória de quem teve o privilégio de o ver actuar, quer no Hotel Polana, quer no frontispício da Vodacom (sede).

No Polana, espectáculo honrado pela primeira – dama da República, Maria da Luz Guebuza, os dois artistas – Moreira Chonguiça e Jonathan Butler – deram mostras claras do imenso talento que têm, tendo oferecido momentos de puro deleite musical à par de uma oferta, ao Gabinete da Esposa do Presidente da República, de cobertores como a marca More Jazz Series para as suas acções sociais.

A propósito do concerto, a Primeira Dama, Maria da Luz Guebuza disse: “ Honra-nos poder ter em Moçambique iniciativas como estas que promovem turismo cultural. More Jazz Series já é uma marca. É tradição. Encorajamos ao Moreira Chonguiça e sua equipa, assim como patrocinadores e parceiros para que continuem a tornar realidade o sonho de muitos moçambicanos, assistir concertos de qualidade”.

A primeira parte do concerto do Polana foi preenchida pelo Moreira Project que fez uma viagem aos álbuns The Journey e Citizen of the world. Inspirados, Camilo Lombard, Tlhle, Bokani, Hélder Gonzaga, apimentaram a festa, anunciando uma segunda parte sem igual.

Depois de hora e meia em palco, Moreira deu espaço ao Jonathan Butler e sua banda que agradaram a plateia do Polana. Jonathan tocou músicas que reflectem o seu percurso  de uma infância marcada pela pobreza e drogas. Tocou músicas do início, percurso e estágio actual da sua carreira. Defendendo ser executor do world music, Jonathan provou  a preferência nele para jazz cruizer. Aliás, ele convidou Moreira Chonguiça para juntos participarem no Jazz cruizer em Janeiro, nos programas denominados Noites africanas.

“Agradeço a Deus por esta sublime oportunidade. Vejam que me sinto quase em casa, pois África do Sul é mesmo aqui perto. Parabéns ao Moreira por esta iniciativa brilhante. Eu decidi construir uma casa e será na Catembe. Vocês são um povo muito especial”, disse Jonathan Butler.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana