O Grupo de Teatro do Oprimido (GTO Maputo), realiza entre os dias 9 a 13 de Novembro corrente, em Chibuto – Província de Gaza, a VII Mostra Regional Sul de Teatro do Oprimido.
O evento vai ocorrer no âmbito da parceria com ActionAid Moçambique, CIC-Batã, AACID, ADCR e UNAC.
A mostra consistirá na realização de espectáculos teatrais públicos tendo como palco principal a Escola Primária Completa do 3º Bairro da Cidade, com apresentações nas comunidades circunvizinhas da Vila Municipal de Chibuto, (Guemulene, Mukotuene, Koka-Missava). Serão realizados ainda workshops de diversas técnicas e linguagens teatrais bem como a projecção e debate de vídeo-documentários moçambicanos, para além da feira e exposições de cenografia e produtos agro-pecuários, da lavoura dos camponeses participantes. Esta mostra servirá ainda para juntar a voz das artes num clamor pela PAZ no nosso país.
O evento juntará cerca de 120 artistas, maioritariamente camponeses e estudantes,oriundos das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, grupos teatrais de: Namaacha, Marracuene, Bilene, Chibuto, Inharrime, Cumbana, Guemulene, Chicome, Alto-Changane, Machaila e Cidade de Maputo para além de convidados dos grupos profissionais sedeados na capital do país, que virão emprestar sua experiência aos actores dos grupos distritais.
“Pretendemos que a Mostra seja um espaço para expor, partilhar e divulgar o trabalho dos grupos comunitários que têm no Teatro do Oprimido, ferramentas de intervenção e diálogo inter-comunitários, contribuindo através do método para a circulação e partilha de informações, engajar as comunidades de forma activa nos processos de construção e desenvolvimento do país”, explica Alvim Cossa, do GTO.