Início » Celebrar teatro sob o signo da solidariedade

Celebrar teatro sob o signo da solidariedade

Por Idnórcio Muchanga

Celebra-se, próxima quarta feira, em todo o mundo, o Dia Mundial do Teatro. No nosso país, diversas actividades sócio-culturais estão em curso para assinalar-se condignamente a data. Em Maputo, a  Associação Moçambicana de Teatro (AMOTE), ora em constituição, no âmbito das celebrações do Dia do Teatro, promove nos dias 25, 26 e 27 do mês corrente, uma série de actividades que incluem espectáculos teatrais, debates e palestras sobre esta arte milenar cujas entradas são gratuitas.

Por outro lado, associando-se ao movimento nacional e internacional de ajuda às vitimas do Ciclone Idai, a AMOTE está a recolher donativos (roupas e alimentos não perecíveis) que serão depois canalizados aos destinatários. Para o efeito, em cada um dos locais onde terão lugar as sessões teatrais haverá caixas onde os interessados poderão colocar as suas ofertas. 

Amanhã, dia 25, pelas 18:00 horas no Centro Cultural Ntsyndza, marcando o inicio das celebrações, o Grupo de Teatro da ECA irá exibir o clássico A Espera de Godot seguido de uma sessão de debate sobre o espectáculo e outros aspectos ligados à esta arte.Para moderar a conversa, foi convidado o jornalista e activista cultural Belmiro Adamugy. No dia 26, pelas 18:00 horas, no Centro de Teatro do Oprimido (Anfiteatro Gota de Lume), será a vez do grupo Makwerhu apresentar a peça Munyana. Uma sessão de debate terá lugar moderada pelo professor e actor Dadivo José.

No Dia 27, o Dia Mundial de Teatro será marcado por dois especáculos no Teatro Avenida. O primeiro será apresentado pelo Centro de Teatro do Oprimidointitulado O corpo é meu.Esta peça será exibida na entrada  do Teatro Avenida antecedendo a mostra de O Culpado pelo grupo Mahamba. O jornalista cultural Leonel Matusse irá animar o debate subsequente.

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana