TEXTO DE REGINA NAETE
São quatro décadas de palavras que tocam a alma, histórias que atravessam gerações. Um grande marco para Aldino Muianga, escritor moçambicano que celebrou, na terça-feira finda, 40 anos de carreira na Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), cidade de Maputo.
Na ocasião, Aldino não fugiu da sua paixão, do seu amor pela literatura e cultura local. Nesta jornada, brinda o público e amantes da literatura moçambicana com o lançamento de duas obras literárias. Tratam-se dos romances “O Diário da Carmo” e a reedição de “Meledina”.
Para o autor, comemorar 40 anos de carreira “significa muito esforço, muita resiliência, muita inspiração, sobretudo, muita vontade de contar histórias da nossa vida, para marcarmos a nossa identidade”, disse ao domingo.
Para reflectir a festividade, nas duas obras, encontram-se “os resumos de experiências, não só de 40 anos, mas também de desde que tomei consciência de que tinha um dever com a comunidade de começar a fazer o registo da nossa vida e cultura”, acrescentou.
Com dezanove capítulos, “O Diário da Carmo” relata através de contos as perplexidades quotidianas, dos desencontros e desalinhamentos das aspirações primárias, do cercamento dos valores e dos direitos que se crê inalienáveis, os mesmos que, segundo o autor, identificam como cidadãos enquadrados numa sociedade justa e harmoniosa. Leia mais…

