Início » Carlos Paradona lança dois livros

Carlos Paradona lança dois livros

Por admin

O escritor moçambicano Carlos Paradona Rufino Roque, vai lançar no próximo dia 3 de Outubro, dois livros.  “N´ tsai Tchassassa a virgem das missangas”, novo livro e reedição de  Tchanaze a donzela de Sena.

A edição das obras é da Fonte da Palavra, editora portuguesa, e terá lugar no Átrio do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, estando a apresentação das obras a  cargo  Nataniel Ngomane e Marcelo Panguana.

Segundo Profª. Dra. Fátima Mendonça que apresentou a obra, quando em lançamento em Portugal, em Junho passado, “N´ tsai Tchassassa a virgem das missangasbaseia-se num esquema bastante frequente em narrativas africanas de tradição oral. Esse esquema parte do pressuposto de que toda a estrutura narrativa, sustenta uma série de situações em que a passagem de uma situação à seguinte torna possível uma modificação”.

Carlos Paradona Rufino Roque, nascido em Inhaminga, concluiu a 4ª classe na Escola Primaria Oficial do Dondo, em 1973. Posteriormente, frequentou os então Ciclo Preparatório Dr. Baltazar Rebelo de Sousa e Liceu Pêro de Anaia, na Cidade da Beira e foi estudante moçambicano na República de Cuba.

Em 1980 publica os seus primeiros poemas na página Diálogo do extinto jornal Noticias da Beira. Colaborou ainda com poesia, contos e ensaios nas páginas Diálogo do Diário de Moçambique, Letrase Artes do Jornal Domingo, nas Revistas Tempo, Charrua, Forja e Eco e também,sob o pseudónimo de Tchipiri, no Jornal Combate, Revista 25 de Setembro e no programa radiofónico Aló Leões da Floresta, ao longo das décadas de oitenta e de noventa. Em 1992, apresenta a público o seu livro de poemas A Gestação do Luar e em 2009 o romance Tchanaze, a Donzela de Sena.

Carlos Paradona Rufino Roque foi membro do Secretariado da Associação dos Escritores Moçambicanos desde 2002 sendo o seu Secretário-Geral Adjunto de 2008 a 2013, e é membro do Corpo de Jurado do Grande Prémio SONANGOL de Literatura.

 

 

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana