Início » “Capoeira” nas ruas de Maputo

“Capoeira” nas ruas de Maputo

Por Benjamim Wilson

A“capoeira” atravessou fronteiras e tem espalhado alegria pelas ruas da cidade de Maputo, proporcionando momentos de grande atracção. Tem sido motivo para absorver a curiosidade dos populares nos espaços públicos.

A expressão cultural, que integra o vasto Património Imaterial da Humanidade, resulta da mistura de dança e luta, sustentada através de sons musicais e gestos que, invariavelmente, têm sido acompanhados por cânticos, como sendo os principais condimentos nas sessões de animação. Na especialidade, a “capoeira” combina, simultaneamente, dança, canto, ginástica artística, rítmica e arte marcial.

Através do Grupo Topázio, cuja origem é Salvador da Baía, em “Terras de Vera Cruz”, tem sido proporcionados momentos de irresistível animação, ao mesmo tempo que são disparados “flashes” dos registos para a posteridade.

A constituição do grupo remonta ao ano de 1988. Encabeçado pelo Mestre Dinho, o grupo conta, actualmente, com 45 membros activos. Está representado pelo menos em 32 países, sendo que Moçambique é o único do continente africano que…Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana