Artes & LetrasDestaque

AZGO regressa próximo ano

O festival AZGO retoma no próximo ano. A informação foi tornada pública por Paulo Chibanga, director da Khuzula Investiments, instituição que organiza o festival que acontece tradicionalmente no mês de Maio.

O festival AZGO sofreu uma interrupção de dois anos por conta da pandemia do novo coronavírus que fustigou o mundo. Mas com a abertura do país por conta dos baixos números de novas infecções da covid-19, o festival AZGO voltará a acontecer em 2023 e os seus preparativos deverão começar em Agosto/Setembro próximos, com o processo de curadoria do festival que, segundo Chibanga, é a etapa mais importante do evento.

Segundo Paulo Chibanga, é durante o trabalho da curadoria onde se vai ao mercado para compreender as tendências e os artistas que estão na moda e, desta feita, criar mecanismos para que possam actuar naquele que pode ser considerado um dos maiores festivais de música do país. Entretanto, fez saber, a curadoria para a próxima edição vai ser complicada, porque durante a pandemia surgiram vários nomes e inúmeros trabalhos de qualidade e que merecem destaque no AZGO.

“Os festivais do mundo todo pararam por conta da covid-19. Isto foi em todo o mundo. Aqui em Moçambique voltámos a ter eventos há poucos meses. Para este ano, era impossível realizar o festival, porque o Presidente da República anunciou a abertura para a realização de eventos em Março e o nosso festival acontece em Maio. Isto é devido a várias parcerias que temos, de circulação de artistas que passam pelo nosso festival e vão para outros da região”. Para Chibanga, o AZGO está vivo mais do que nunca e deverá continuar a fazer parte dos principais atractivos turísticos e culturais do país, no geral, e da cidade de Maputo, em particular. Refira-se que o festival AZGO é dos ais conceituados festivais internacionais de artes em Moçambique e que reúne um programa diversificado e de música, cinema e dança para a cidade de Maputo.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo